Planejamento urbano contemporâneo: uma experiência do Zoneamento Ambiental Urbano em Jaguarão - RS

  • Luana Pavan Detoni Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Zoneamento Ambiental Urbano, Ambiente Natural, Planejamento Urbano

Resumo

O Zoneamento Ambiental Urbano consiste numa etapa fundamental do planejamento urbano contemporâneo, baseado na cidade enquanto fenômeno complexo, e tem como objetivo articular o desenvolvimento das cidades, incluindo a sociedade, os elementos construídos e a dimensão ambiental nas suas múltiplas dimensões e variáveis. Elaborado a partir de um projeto que integra as ações de pesquisa, ensino e extensão do Laboratório de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas  e das experiências e técnicas da Secretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Jaguarão,  o Zoneamento Ambinetal Urbano da Cidade de Jaguarão, localizada na fronteira entre o Rio Grande do Sul - Brasil e o Uruguai, buscou diferenciar a paisagem de suporte à urbanização, identificar às áreas indicadas à preservação dos recursos naturais e incluir as variáveis ambientais como protagonistas no jogo de inter-relações e interesses sobre o ambiente urbano. Esse processo envolveu coleta, organização e análise das informações existentes, em conjunto com a interpretação da legislação e o reconhecimento dos valores ambientais junto a comunidade, e a partir desses resultados estabeleceu diretrizes com diferentes níveis de  urbanização e preservação, a fim de e garantir a manutenção de atributos de interesse e valor ambiental e um planejamento coerente com a cidade e seu bioma natural, o pampa, assegurando a qualidade ambiental intraurbana do futuro.

Biografia do Autor

Luana Pavan Detoni, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Tem experiência na área de PLanejamento e Projeto com ênfase em Espaços Públicos, atuando principalmente nos seguintes temas: zoneamento ambiental, desenho urbano, cidade pequena, essência do lugar, caminhabilidade e contemporaneidade.

Referências

BRASIL. Áreas de Preservação Permanente de reservatórios artificiais e o regime de uso do entorno. Resolução n˚ 302, de 20 de março de 2002. Disponível em: http://www.mma.gov.br/. Acesso: maio, 2015.

BRASIL. Código Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul. Lei n˚ 12.995, de 24 de julho de 2008. Disponível em: http://www.oabrs.org.br/. Acesso: maio, 2015.

BRASIL. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Lei n˚ 9.985. Disponível em: http://www.mma.gov.br/. Acesso: maio, 2015.

BRASIL. Novo Código Florestal. Lei n˚ 12.651, de 25 de maio de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/. Acesso: maio, 2015.

BRASIL. Política nacional de Proteção e Defesa Civil. Lei n˚ 12.608, de 10 de abril de 2012.

Disponível em: http://www.integracao.gov.br/. Acesso: maio, 2015.

BRASIL. Vegetação em Área de Preservação Permanente. Resolução n˚ 369, de 28 de março de 2006. Disponível em: http://www.mma.gov.br/. Acesso: maio, 2015.

IBGE. Cidades. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=431100.

Acesso: maio, 2015.

FINGER, Anna. O avanço da fronteira meridional. Conjunto histórico e paisagístico de Jaguarão-RS. Dossiê de Tombamento. IPHAN. 2009.

MARTINS, Roberto Duarte. A ocupação do espaço na fronteira Brasil Uruguay: a construção da cidade de Jaguarão. Tese. (Doutorado em Histórias Especializadas). Escola Técnica Superior de Arquitetura. Universidade Politécnica da Catalunha, Catalunha, 2001.

MMA. Pampa. Disponível em: http://www.mma.gov.br/biomas/pampa. Acesso: maio, 2015.

SEMA. Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.sema.rs.gov.br/. Acesso: maio, 2015.

Publicado
2016-06-16
Como Citar
DETONI, L. P. Planejamento urbano contemporâneo: uma experiência do Zoneamento Ambiental Urbano em Jaguarão - RS. Expressa Extensão, v. 20, n. 2, p. 28-43, 16 jun. 2016.