DOCUMENTOS MAMBEMBES: OS DIFERENTES SUPORTES DE MEMÓRIA EM UM CASO DE PESQUISA COM O CIRCO-TEATRO

Palavras-chave: Acervos, Documentos, Oralidade, Teatro do Bebé

Resumo

Resumo: A diversidade de suportes de memória se coloca como fonte à pesquisa por duas óticas: as inúmeras possibilidades que oferecem e os desafios que as escolhas implicam. Como exemplo disso, aborda-se a pesquisa sobre o Teatro do Bebé, um circo-teatro familiar do Rio Grande do Sul, e que tem se dado através da junção de algumas fontes documentais e fotográficas familiares, anúncios de jornais e reportagens sobre o grupo/família, mas principalmente através da produção de documentos, ou seja, de entrevistas e de pesquisa de campo junto ao espaço da lona onde o grupo mambembe se apresenta. Quando a pesquisa relaciona-se a trajetória de um grupo, ou de uma atividade humana em processo, não tendo como base específica um arquivo ou um espaço fixo organizado que reúna os documentos necessários, ela é também uma forma de unir as diferentes fontes documentais em um acervo específico. O processo de pesquisa torna-se assim, constituidor de um acervo sobre determinado assunto, acervo esse organizado segundo as lógicas e os objetivos do pesquisador.Abstract: The diversity of storage media stands as a source of research for two points of view: the countless possibilities they offer and the challenges that involve choices. As an example, it deals with the research on the Teatro do Bebé, a circus-theater family of Rio Grande do Sul, which has been given by the inclusion of some familiar photographic and documentary sources, newspaper advertisements, and news about the group / family, but mainly through the production of documents, i.e., interviews and field research in the area of the canvas where the traveling theater group does its presentations. When the research is related to the trajectory of a group, or a human activity in the process, not based on one specific file or a fixed space organized to gather the necessary documents, it is also a way to unite the different documentary sources on one specific collection. The research process becomes thus constitutive of a collection on a given subject, this collection organized according to the logic and goals of the researcher.

Biografia do Autor

Darlan De Mamann Marchi, (UFPEL) Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Santo Ângelo (2007) e especialização em Docência para o Ensino Superior pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (2010). Ator do Grupo de Teatro A Turma do Dionísio de Santo Ângelo. Atualmente é aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de História, com pesquisas que relacionam em uma perspectiva interdisciplinar ensino de História, teatro e patrimônio cultural.
Isabel Porto Nogueira, (UFRGS) Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Graduada em Piano pela UFPel e Doutora em Musicologia pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha. Professora do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS. Professora da área de Musicologia do Centro de Artes da UFPel de 1997 a 2013. Diretora do Conservatório de Música da UFPel de 2002 a 2013. Professora e orientadora do Programa de Pos Graduação - Mestrado e Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural (ICH/UFPel) desde 2007

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Publicado
2013-09-30
Como Citar
Marchi, D. D. M., & Porto Nogueira, I. (2013). DOCUMENTOS MAMBEMBES: OS DIFERENTES SUPORTES DE MEMÓRIA EM UM CASO DE PESQUISA COM O CIRCO-TEATRO. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 10(20), 205-226. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v10i20.2523
Seção
Artigos