POSSIBILIDADES DE TRAJETÓRIA ACADÊMICA MULTIDISCIPLINAR EM ESTUDOS CLÁSSICOS

  • Lidiane Carderaro UFPel
Palavras-chave: Estudos Clássicos, Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Antiguidade Clássica

Resumo

RESUMO: A proposta deste trabalho é apresentar possibilidades de trajetória acadêmica em Estudos Clássicos no Brasil sustentadas no caráter multidisciplinar que as pesquisas em Antiguidade comumente carregam. Por meio de um exemplo concreto, minha própria trajetória acadêmica, propõe-se a discussão no sentido de que não só é possível uma formação que permeia as várias áreas do conhecimento que abordam a Antiguidade, mas também que essa multidisciplinaridade é benéfica e necessária para uma compreensão aprofundada do objeto de estudo. Por essa via, é proposto então que a História Antiga, a Arqueologia, as Artes, a Literatura, a Filosofia e as demais áreas científicas de humanidades estão em permanente diálogo e são interdependentes, e que é importante considerar essa relação não apenas no âmbito da pesquisa mas também na formação do pesquisador.ABSTRACT: The purpose of this paper is to present academic career possibilities in Classical Studies in Brazil, supported on the multidisciplinary character that research in antiquity commonly carry. Through a concrete example, the very academic career, it is proposed to discussion in the sense that it is not only possible training that pervades the various knowledge areas that address the antiquity, but also that this multidisciplinary approach is beneficial and necessary for a depth understanding of the subject matter. In this way, then it is proposed that Ancient History, Archaeology, Arts, Literature, Philosophy and other scientific areas of humanities are in permanent dialogue and interdependence, and it is important to consider this relationship not only within the research but also in the formation of the researcher

Biografia do Autor

Lidiane Carderaro, UFPel
Mestranda no Programa de Pós Graduação em História (PPGH-UFPel)

Referências

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Publicado
2015-10-27
Como Citar
Carderaro, L. (2015). POSSIBILIDADES DE TRAJETÓRIA ACADÊMICA MULTIDISCIPLINAR EM ESTUDOS CLÁSSICOS. Cadernos Do LEPAARQ (UFPEL), 12(24), 305-3016. https://doi.org/10.15210/lepaarq.v12i24.4959
Seção
Dossiê Arqueologia Clássica e História Antiga