História, memória e tecnologia: museu de telecomunicações de Pelotas
Resumo
O Museu de Telecomunicações UFPEL-CEFET, Pelotas, tem como seu objetivo principal estabelecer o diálogo entre o passado e o presente, ou seja, uma proposta museológica centrada no processo histórico das telecomunicações e nas novas tecnologias do presente. O museu, concebido como um espaço onde história e tecnologia andam juntas é, portanto um espaço da curiosidade, da pesquisa, do aprendizado.Referências
LECCARDI, Carmen. Memoria colettiva e gratitudine. In: JEDLOWSKI, Paolo (a cura di). Il senso del passato. Milano: Franco Angeli, 1991.
LOPES, André L. Borges. CTMR: história e memória (1950-1980). Pelotas: UFPel. (Monografia apresentada como conclusão do Curso de História), 2004.
MICHELON, Francisca Ferreira. Cidade de Papel: A modernidade nas fotografias impressas de Pelotas (1913-1930). (Tese de Doutorado) PUCRS: PPGH, 2001.
NORA, Pierre. Between memory and history: les lieux de mémoire. In: Representations. Spring: 1989, n. 26.
PORTELLI, Alessandro. Biografia di una città storia e racconto: Terni 1830-1985. Torino: Einaudi, 1985.
RADLEY, Alan. Artefacts, Memory and a Sense of the past. In: MIDDLETON, David and EDWARDS, Derek. Collective remembering. London: Sage Publications, 1994.
SIMONDON, Gilbert. Du mode d´existence des objets techniques. Paris: Aubier, 1989.
UEDA, Vanda. Inovação tecnológica e espaço urbano: A implantação da CTMR em Pelotas/ RS. Florianópolis: UFSC. (Dissertação de mestrado), 1999.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.