A CRISE DA BILDUNG SEGUNDO WEBER E SIMMEL

  • Kaio Felipe de Oliveira Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Bildung, Max Weber, Georg Simmel, Teoria sociológica, Teoria social

Resumo

O propósito deste artigo é descrever e analisar como dois sociólogos pioneiros, Max Weber (1864-1920) e Georg Simmel (1858-1918), lidaram com a crise do ideal da Bildung, isto é, da formação tanto do indivíduo quanto da cultura. Para isso recorrerei aos escritos em que tratam mais diretamente da crise tanto da ciência quanto da cultura moderna. No caso de Weber, trabalharei com alguns conceitos centrais de sua obra sociológica: ascese intramundana, politeísmo de valores, desencantamento do mundo, racionalização, especialização e vocação. Quanto a Simmel, o ponto central de sua abordagem é a questão cultura, seja ela subjetiva, objetiva ou a tragédia da mesma na modernidade. Por fim, compararei os diagnósticos e posições de ambos os autores, rastrearei a forte influência de Nietzsche sobre ambos e apresentarei minhas conclusões sobre o tema.

Biografia do Autor

Kaio Felipe de Oliveira Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutorando em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Publicado
2016-08-11