Apetrecho para Desenho de Instrumentos Líticos Lascados
Resumo
Resumo:O presente artigo trata de um equipamento desenvolvido durante o estágio pós-doutoral em 2018 no Laboratório de Tecnologia Lítica do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Consiste de um aparato simples, mecânico, facilmente produzido e de baixo custo, cujo objetivo é tornar mais rápidos e precisos os desenhos de peças líticas lascadas. Descrevemos as tentativas com baseem diversos equipamentos preexistentes que levaram à criação e aperfeiçoamento da ideia. Por fim, apresentamos o último protótipo finalizado e testado, seu funcionamento e suas características, de modo que os pesquisadores interessados possam fabricar um modelo e dele se valer nas suas investigações e desenhos. Abstract:This article deals with equipment developed during the post-doctoral internship in 2018 at the Laboratory of Lithic Technology of the Museum of Natural History and Botanical Garden of UFMG. It consists of a simple, mechanical apparatus, easily produced and of low cost, whose objective is to make the drawings of flaked lithic pieces faster and more accurate. We describe the attempts based on various preexisting equipment that led to the creation and improvement of the idea. Finally, we present the last finalized and tested prototype, its operation and its characteristics so that interested researchers can manufacture a model and use it in their investigations and drawings.Downloads
Referências
FERNANDES, Henry Luydy Abraham. As lâminas de machado lascadas Aratu de Piragiba - BA. Tese (Doutorado em Antropologia). Programa de Pós-graduação em Antropologia/Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFBA, Salvador. 2011.
GROSMAN, Leore. Reaching the Point of No Return: The Computational Revolution in Archaeology. Annual Review of Anthropology. v., 45, p. 129-45, 2016.
INIZAN, Marie-Louise; REDURON-BALLINGER, Michèle; ROCHE, Hélène & TIXIER, Jacques. Tecnologia da Pedra Lascada. Tradução, revisão, atualização e ampliação com definições e exemplos brasileiros por M. J. Rodet e J. de Resende Machado. 1ª ed, Belo Horizonte: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, 2017.
LIMA, Luis. O Desenho Como Substituto do Objeto: descrição científica nas imagens do desenho de materiais arqueológicos. Mestrado (Mestrado em Desenho). Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Portugal. 2007.
MARTÍNEZ, Javier Duque e RODRÍGUEZ, Sara de Francisco. Arqueología tridimensional, las técnicas 3d aplicadas al registro paleolítico. BSAA Arqueología - Universidad de Valladolid, v. LXXXI, p. 9-53, 2015.
OLIVEIRA, Cheila Patrícia Miranda. A importância de desenhar: o desenho como génese metodológica do pensar arquitectura. Mestrado (Mestrado em Arquitetura). Faculdade de arquitetura e artes, Universidade Lusíada, Vila Nova da Famalição, Portugal. 2014.
RODRIGUES, Ana Leonor M. Madeira. O que é desenho. 1ª ed, Lisboa: Editora Quimera, 2003.
VEIGA, Luis Felipe de Medeiros; FERNANDES, Luydy Abraham. Equipamento tecnológico para transposição de imagens de objetos tridimensionais para uma superfície plana. Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Pedido nacional de Invenção, Modelo de Utilidade, Certificado de Adição de Invenção e entrada na fase nacional do PCT. Petição 870180155946 de 28/11/2018.
MARCELINO, Américo Luís Enes. Da Semelhança no Desenho Representação e Dispositivos Ópticos em Imagens Desenhadas. Tese (Doutorado em Belas Artes). Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, Portugal. 2011.
RODET, Maria Jacquelina; TALIM, Deboráh Duarte; SOUZA, Jussara; CRUZ, Israel Ramos da. Nota sobre a ponta bifacial em sílex encontrada no município de Itamarandiba, Estado de Minas Gerais. Arquivos do Museu de Históira Natural e Jardim Botânico - UFMG, v. 23, n. 2, p. 140-149, 2014.
SISCOUTTO, Robson Augusto; SZENBERG, Flávio; TORI, Romero; RAPOSO, Alberto B.; CELES, Waldemar; GATTASS, Marcelo. Estereoscopia. IN: KIRNER, C. e TORI, R. Realidade virtual, conceitos e tendências. 1ª ed, São Paulo: Editora Mania de Livro, 2004, p. 179-201.
Copyright (c) 2021 Henry Luydy Abraham Fernandes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Cadernos do LEPAARQ publicam artigos em português, espanhol, italiano, francês e inglês, sem cobrança de nenhum tipo de taxa em nenhum momento, respeitando a naturalidade e o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores, para sua conferência antes da publicação. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. O periódico Cadernos do LEPAARQ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os textos publicados poderão ser depositados imediatamente pelos autores em suas páginas pessoais, redes sociais e repositórios de textos.Nesse sentido, o periódico não tem fins lucrativos, de modo que os direitos autorais dos artigos publicados pertencerão aos respectivos autores e estes não receberão nenhuma forma de remuneração. Dessa forma, ao enviar o artigo, o autor do mesmo estará automaticamente aceitando esta condição. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados deve ser apenas informada pelos seus respectivos autores ao conselho editorial do periódico. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.