APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA DA DOENÇA NO RIO GRANDE DO SUL (SÉCULOS XVIII E XIX)
Resumo
Até o início do século XX, a importância dada aos fatores ambientais no entendimento da saúde fez com que boa parte da documentação produzida sobre o assunto reputasse ao Rio Grande do Sul um grau de salubridade superior a outras partes do Brasil. Governantes, curadores e viajantes fizeram uma leitura do clima e das formas de vida da região como sendo a origem de um ambiente extremamente saudável a vida humana e a sua reprodução. Esse artigo tem por objetivo fazer um levantamento dos fatores que contribuíram para essa idealização, bem como um inventário das doenças vividas pelos habitantes do sul do país. Nossa intenção é, através destes, perceber o valor de ambas na construção da compreensão da saúde e da doença que aí passaram a fazer parte da cultura e da ação socialAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.