A Participação da Iniciativa Privada Nacional no Setor Elétrico Gaúcho – uma perspectiva histórica das maiores empresas (1887-1928)
Resumo
Este artigo recupera a história dos principais investimentos do capital privado nacional na indústria de energia elétrica do Estado do Rio Grande do Sul, especialmente locados em sua capital, Porto Alegre, desde sua instalação, em 1887, até sua incorporação por concessionárias estrangeiras, em 1928. Procurou-se conduzir a análise de forma a detalhar as diferentes companhias então atuantes e sua inserção no contexto político-econômico do período em foco: seu propósito fundamental foi revelar, de um lado, os mecanismos de proteção governamental para com o setor, e, de outro, os obstáculos para a reprodução do capital privado regional/nacional.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.