O 13 DE MAIO NOS RELATOS DO IMPRESSO NEGRO PELOTENSE A ALVORADA (1931-1935)
Resumo
Esse texto foi construído pela influência teórica da história social, especialmente dos estudos do campo de emancipações e pós-abolição. Como fonte, utilizei o jornal negro A Alvorada, da cidade de Pelotas (ao sul do Rio Grande do Sul), publicado de 1907 a 1965. No entanto, foi feito um recorte entre os anos de 1931 a 1935. A população negra não deve em hipótese alguma ser entendida como um único grupo homogêneo, eles não partilhavam todos das mesmas ideias, há muitas divergências. Nesse sentido, o objetivo do estudo era buscar compreender alguns dos significados atribuídos ao 13 de maio por alguns homens negros letrados, em diálogo com a sua comunidade através da imprensa negra.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.