v. 24 n. 2 (2018): História e Historiografia da Escravidão Negra no Brasil
Como devaneia o poeta angolano José Eduardo Agualusa – “Nada passa, nada expira. O passado é um rio adormecido, parece morto, mal respira, acorda-o e saltará num alarido”. Foi por nos sentirmos provocados por esse caráter insubmisso do passado e da história e angustiados pelos fantasmas dos retrocessos que assolam o nosso presente, que nos sentimos motivados a organizar esse dossiê. Vai longe a parceria entre os organizadores desse dossiê, que não se esgota na proximidade das temáticas com que trabalham e nem no prazer que sentem na frequência dos arquivos, mas que se reatualiza na indignação com que olham o passado e no desconforto que os acompanha na apreciação crítica ao momento político nacional.Como docentes e pesquisadores nos acalentam os sonhos e os projetos políticos desejar um país balizado na inclusão e não na exclusão social. Almejamos uma sociedade em que as reivindicações do povo negro sejam ouvidas e acatadas, que o preconceito racial e o racismo institucional sejam debelados, onde se combata o sexismo e o feminicídio, que o ensino público, gratuito e de qualidade prospere. Por isso investimos em reunir um conjunto de textos que abordem temas da histórica presença da população negra de forma crítica.Nas últimas décadas, a historiografia brasileira tem sido palco de um grande número de estudos sobre a escravidão negra. Reunindo uma série de pesquisas com notáveis contribuições nacionais e internacionais e utilizando-se de um leque variado de fontes documentais, o panorama atual apresenta uma diversidade de temáticas e enfoques que vão desde a história social e econômica até os estudos de caráter mais político e cultural. O presente dossiê pretende reunir pesquisas que abordem os diversos temas relacionados à temática da escravidão negra no Brasil. É também uma homenagem a Beatriz Ana Loner, que em toda sua vida acadêmica se dedicou ao tema da escravidão e pós-abolição. Dedicou-se também na construção do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel e na realização da História em Revista, que em 2019 completa 25 anos de existência. Dedicamos a Beatriz o presente trabalho, por ter legado uma vasta influência às novas gerações de pesquisadores e pesquisadoras.O artigo “O 13 de Maio nos Relatos do Impresso Negro Pelotense A Alvorada (1931-1935)”, de Ângela Pereira Oliveira Balladares, trata a comunidade negra da cidade de Pelotas de forma plural. Localizada na região sul do mais meridional estado brasileiro, Pelotas sempre se caracterizou pela consistente e ativa presença negra. Uma das formas pelas quais a população negra local afirmou suas reivindicações e constituiu-se enquanto ágil e contestadora coletividade, foi a militância associativa e a publicação de periódicos. Recentemente, a imprensa negra tem sido tratada pelos historiadores com mais cuidado, mostrando através dela a agência de intelectuais/letrados negros e a constituição de agendas reivindicativas próprias. O artigo ora publicado toma como tema central a forma como o periódico A Alvorada, abordou as comemorações sobre o 13 de maio, captando os significados que aquelas comunidades atribuíam a essa data comemorativa.Já o texto dos historiadores Ane Caroline Câmara Pimenta e Elaine Leonara de Vargas Sodré – “A escravidão no Arraial do Tejuco (1731-1733): ensaio acerca da dinâmica social e hierarquização, sob a ótica dos registros batismais”, analisa a escravidão negra no arraial do Tejuco, na então capitania de Minas Gerais. A pesquisa maneja os batismos católicos de escravizados, ocorridos entre os anos de 1731 a 1733 naquela paróquia, tratando de temas como comportamentos, hierarquias sociais, compadrios e relações conjugais.O historiador Matheus Batalha Bom investiga há anos a presença negra na região fronteiriça entre o Brasil e o Uruguai e esta é a temática de seu artigo – “Margens de Liberdade: controle e autonomia nas últimas décadas da escravidão em Jaguarão (1870-1888)”. Visando discutir e descrever as porosas diferenciações entre escravidão e liberdade no período final do escravismo brasileiro, Bom se serve de fontes primárias diversas, como inventários post-mortem e processos judiciários, montando um mosaico qualitativo e quantitativo da escravidão sulina e fronteiriça.Também observando a presença negra escravizada e forra na região sul do Rio Grande do Sul, a historiadora Natália Garcia Pinto se serviu de abundantes fontes documentais para produzir o artigo – “De Euzébio escravo, filho da preta nagô Ângela, a Euzébio Barcellos, liberto: projetos de liberdade na comunidade escrava do Comendador Cipriano Rodrigues Barcellos”. Dialogando com uma atualizada e diversa historiografia que renovou a história social da escravidão nos últimos anos e sob a perspectiva da micro-história, Pinto aborda a “importância dos laços afetivos e familiares nos projetos de liberdade” na sociedade pelotense oitocentista, evidenciando a potencialidade e a possibilidade do investimento da pesquisa em trajetórias individuais e familiares, mesmo no período escravista.No artigo – “Manipanços, feitiçarias, alcorões: africanos muçulmanos no Brasil meridional (Porto Alegre, século XIX)”, o pesquisador Paulo Roberto Staudt Moreira aborda a pluralidade e complexidade da diáspora transatlântica. Costurando vestígios documentais de origem diversa (jornais, documentos policiais e judiciários) o autor pensa nas experiências diaspóricas de africanos muçulmanos no Rio Grande do Sul, tema ainda incipiente na historiografia nacional e que demanda ainda futuros investimentos em pesquisa.“Entre a Permissão e a Proibição: batuques, danças e conflitos na capitania de Pernambuco durante o século XVIII”, texto de autoria dos historiadores Josinaldo Sousa de Queiroz e Priscila Gusmão de Andrade aborda a religiosidade negra em Recife, na Capitania de Pernambuco. Acessando registros jurídico-administrativos, custodiados no Arquivo Histórico Ultramarino (Lisboa, Portugal) e documentos do Tribunal do Santo Ofício português, os pesquisadores traçam as mentalidades religiosas que se opunham àquelas manifestações religiosas negras, ao mesmo tempo que usam os documentos produzidos por agentes responsáveis pelo controle social como indícios dessas experiências sociais devocionais e lúdicas.Inseridas no campo do pós-abolição, as historiadoras Lisiane Ribas Cruz e Priscilla Almaleh nos trazem o artigo – “É uma negra feiticeira, mulher ruim: Relações de gênero, raça e masculinidade. Análise de um processo-crime, 1918 (Santa Maria –RS)”. Abordando com criatividade e sensibilidade um documento judiciário produzido por uma série de desavenças cotidianas, as autoras nos conduzem por uma análise que evidencia estarem intimamente vinculadas variáveis sobre gênero, classe e raça, seja nos xingamentos proferidos, nas relações estabelecidas com os órgãos públicos, seja nas reputações sociais comunitárias. Além disso, outro mérito desse texto é a consideração da masculinidade como item importante de análise.Encerrando este dossiê, temos o texto – “O protagonismo feminino no centro abolicionista e nas festas da abolição em Porto Alegre (RS/ Séc. XIX)” – de autoria da pesquisadora Tuane Ludwig Dihl. Usando como observatório nominativo do abolicionismo de Porto Alegre, capital da província do Rio Grande do Sul, o Livro de Atas do Centro Abolicionista local e o Livro de Ouro, a historiadora visibiliza a agência feminina naqueles anos finais do escravismo brasileiro. Documentos redigidos e preservados como uma espécie de memória oficial das meritórias (mesmo que tardias e incompletas) ações emancipacionistas das elites locais, esses registros, mesmo que involuntariamente, permitem-nos entrever a ação feminina nesse processo histórico.Jonas Moreira VargasPaulo Roberto Staudt MoreiraCaiuá Cardoso Al-Alam
Publicado:
2020-12-02