MARGENS DE LIBERDADE: CONTROLE E AUTONOMIA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DA ESCRAVIDÃO EM JAGUARÃO (1870-1888)
Resumo
O presente artigo objetiva analisar alguns dados quantitativos acerca da escravidão em Jaguarão entre 1870 a 1888 e, mostrar como era tênue o limite entre escravidão e liberdade. Dessa forma, foram consultados os inventários post-mortem para demonstrar como a estrutura da posse de trabalhadores escravizados estava configurada na cidade jaguarense. Trabalhou-se, também, com dois processos criminais, para fazer um experimento das relações entre escravizados e negros livres. Ficou evidente que, nas últimas décadas da escravidão, a liberdade foi tecida de forma tensa, sobretudo, quando entrava em confronto com as autoridades policiais.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.