APRENDIZAGEM HISTÓRICA E GÊNERO: UMA EXPERIÊNCIA COM AULA OFICINA
Resumo
O presente trabalho apresenta uma investigação sobre a construção da consciência história de alunos/as em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual, na cidade de Pelotas/RS. Esse estudo está fundamentado nas concepções dos estudos sobre Educação Histórica, Ensino de História e Consciência Histórica; utilizando como cenário para a análise a presença, ou não, do sujeito feminino em narrativas sobre a Revolução Russa. A metodologia aplicada proporcionou aos(às) discentes a construção e constituição da consciência histórica, através da produção de narrativas. Possibilitou aos(às) alunos(as) serem construtores de seus saberes, pesquisadores de suas aprendizagens, sujeitos capazes de refletirem e analisarem situações passadas, para buscar resolver questões práticas atuais e, então, poder perspectivar o futuro. Essa metodologia também possibilitou outros “olhares” e “caminhos” para a compreensão e aprendizagem da educação histórica.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.