O palhaço de reis fluminense e sua máscara: performance, ritual e religiosidade

  • Carolina Rodrigues Silva

Resumo

Resumo: O palhaço de reis e sua máscara fazem parte da manifestação cultural religiosa denominada Folia de Reis. Para chegarmos ao objeto de estudo – o palhaço e a máscara - foi preciso estudar, compreender e analisar o universo em que estão inseridos. Foram dois anos de pesquisa (2013 e 2014) centralizados no universo lúdico das Companhias de Reis Fluminenses. Foram analisados aspectos simbólicos, culturais e ritualísticos que permeiam a figura do palhaço e sua máscara, processo, sobretudo, de construção artística, de identidade e resistência de um grupo capaz de produzir relações afetivas, sociais e econômicas além de testemunhar a dinâmica cultural em um contexto em que o palhaço e a máscara são peças fundamentais de uma rede com numerosos elementos interligados.Palavras-chave: Palhaço. Máscara. Folia de Reis.Abstract: The clown of Folia de Reis and his mask are part of a complex context that is the religious cultural manifestation known as Folia de Reis. Regarding the objects of the essay - the clown and the mask - it was necessary to study, understand and analyze the universe they were inserted. It has been two years of research (2013 and 2014) centered on the playful universe of the companies of Reis Fluminense, where symbolic, cultural and ritualistic aspects that permeated the clown and mask were discussed, mainly in the process of artistic construction, identity and resistance of a group capable of producing social and economic relations as well as witnessing the cultural dynamics in a context in which the clown and the mask are a fundamental part of this network.Key Words: Clown. Mask. Folia de ReisThe clown de reis fluminense and his mask: performance, ritual and religiosity
Publicado
2021-08-13
Como Citar
Silva, C. R. (2021). O palhaço de reis fluminense e sua máscara: performance, ritual e religiosidade. História Em Revista, 26(2). https://doi.org/10.15210/hr.v26i2.20782