Quando subalternizados tomam as cenas: o cinema como ferramenta pedagógica
Resumo
O trabalho pretende demonstrar o papel do cinema enquanto produto cultural que possa educar as audiências. Como elemento a ser discutido, são elencados alguns movimentos realizados no audiovisual o qual contempla a temática. Nessa mesma toada, promovendo o protagonismo étnico vindo a dialogar com a bibliografia pertinente. A nossa justificativa é parte de uma pesquisa que vem a promover a desubalternização da cultura de matriz africana. Para isso, o cinema cumpre um papel fundamental como ferramenta pedagógica, portanto vindo a reforçar ou silenciar tais abordagens, ou seja, desde formação, legitimação e produção de imaginários. Para a discussão, tem-se como objetivo propor através do audiovisual, seja a sétima arte ou imagens técnicas, vir a educar as audiências e novas formas de configurar diversos olhares às culturas de matriz africana.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.