QUANDO OS SUBALTERNIZADOS TOMAM AS CENAS: O CINEMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Resumo
When the subalternized dinates take the scenes: cinema as a pedagogical tool Resumo: O trabalho pretende demonstrar o papel do cinema enquanto produto cultural que possa educar as audiências. Como elemento a ser discutido, são elencados alguns movimentos realizados no audiovisual o qual contempla a temática. Nessa mesma toada, promovendo o protagonismo étnico vindo a dialogar com a bibliografia pertinente. A nossa justificativa é parte de uma pesquisa que vem a promover a desubalternização da cultura de matriz africana. Para isso, o cinema cumpre um papel fundamental como ferramenta pedagógica, portanto vindo a reforçar ou silenciar tais abordagens, ou seja, desde formação, legitimação e produção de imaginários. Para a discussão, tem-se como objetivo propor através do audiovisual, seja a sétima arte ou imagens técnicas, vir a educar as audiências e novas formas de configurar diversos olhares às culturas de matriz africana.Palavras-chave: Cinema; Cultura; Educação, Racismo. Abstract: The paper intends to demonstrate the role of cinema as a cultural product that can educate audiences. As na element to be discussed, some move mends made in the audiovisual that contemplate the theme are listed, thus promoting ethnic protagonism, dialoguing with the relevant bibliography. Our justification is part of a research that promotes the desubordination of the African matrix culture. For this, cinema plays a fundamental role as a pedagogical tool, soon reinforcing or silencing such approaches, that is, from formation, legitimization and production of imaginaries. For the discussion, the objetive is to propose, through the audiovisual, whether the seventh art or technical images, to come to educate the audience and new ways of can figuring different looks to cultures of African origin.Keywords: Cinema; Culture; Education; Racism.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
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