Quando subalternizados tomam as cenas: o cinema como ferramenta pedagógica

  • Carine Medineira Buss Flores
  • Erica Kirchhof Dias
  • Fernando Souto Dias Neto

Resumo

O trabalho pretende demonstrar o papel do cinema enquanto produto cultural que possa educar as audiências. Como elemento a ser discutido, são elencados alguns movimentos realizados no audiovisual o qual contempla a temática. Nessa mesma toada, promovendo o protagonismo étnico vindo a dialogar com a bibliografia pertinente. A nossa justificativa é parte de uma pesquisa que vem a promover a desubalternização da cultura de matriz africana. Para isso, o cinema cumpre um papel fundamental como ferramenta pedagógica, portanto vindo a reforçar ou silenciar tais abordagens, ou seja, desde formação, legitimação e produção de imaginários. Para a discussão, tem-se como objetivo propor através do audiovisual, seja a sétima arte ou imagens técnicas, vir a educar as audiências e novas formas de configurar diversos olhares às culturas de matriz africana.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-01-21
Como Citar
Flores, C. M. B., Dias, E. K., & Dias Neto, F. S. (2023). Quando subalternizados tomam as cenas: o cinema como ferramenta pedagógica. História Em Revista, 28(1). https://doi.org/10.15210/hr.v28i1.24222