OS ESTATUTOS DA SOCIEDADE ITALIANA UNIÃO E PHILANTROPIA EM PELOTAS (RS) (1877)
Resumo
The Statutes of the Italian Society União e Philantropia in Pelotas (RS) (1877) O estatuto social devidamente registrado de uma associação é o documento pelo qual ela declara a sua existência, é como uma “certidão de nascimento” da pessoa jurídica. Nesse sentido, destaca-se a seguir alguns aspectos relevantes dos estatutos que regiam a Sociedade Italiana União e Philantropia, contendo 5 capítulos e 46 artigos redigidos em português, que foram aprovados pelo então vice-presidente da província de São Pedro do Rio Grande do Sul, João Dias de Castro, em 4 de maio de 1877, e publicados na “Collecção dos actos, regulamentos, e instrucções” expedidas pela Presidência da Província de S. Pedro do Rio Grande do Sul, em 1881 (RIO GRANDE DO SUL, 1881).Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.