A presença das mulheres na educação profissional agrícola na cidade de Pelotas
Um relato de pesquisa
Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada junto ao acervo histórico vinculado ao Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação, Memória e Cultura, localizado no Câmpus Pelotas – Visconde da Graça, do Instituto Federal Sul-rio-grandense. O trabalho desenvolvido se voltou para a análise da presença das mulheres nesta instituição que surgiu como Patronato Agrícola, no ano de 1923, de frequência exclusivamente de meninos até a década de 1950. Nos propomos identificar a voz das mulheres através dos documentos presentes no acervo, tendo em vista a invisibilidade verificada no período anterior à inauguração de cursos voltados à formação feminina. Parte-se da abordagem etnográfica em documentos, priorizando a coleta de dados nos arquivos, onde nos debruçamos no mapeamento e identificação das mulheres, indicadores da ação e da participação nas dinâmicas burocráticas, revelando os espaços que foram ocupados pelas mesmas desde a fundação da instituição.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.