O ir e vir da legislação educacional brasileira no curso da história da formação de professores da educação profissional e tecnológica
Resumo
O estudo da legislação permite refletir o curso histórico, percebendo o movimento das normas que regem a educação brasileira, que parecem se repetir, de tempos em tempos. Este artigo, pretende suscitar reflexões quanto aos avanços e aos retrocessos ocorridos ao longo das décadas, na formação docente para/na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) no Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória (MINAYO, 2009) da legislação educacional relacionada à História da Educação Profissional no Brasil, especificamente no que tange a formação de professores. Conclui-se que a formação de professores da e para a Educação Profissional, ao longo da história, tem sido alvo de políticas que não se firmam, e as idas e vindas das normas acabam comprometendo proposições duradouras no que tange a formação de professores, até os nossos dias.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.