Implementação do estágio nas escolas reais: constribuição para a história de um desafio estrutural das políticas de formação de professores
Resumo
A história da formação docente no país sofre inflexões importantes a partir da lei nº 5.692/71, dentre as quais, a competência e a estruturação da formação de professores e profissionais afins, tendo em vista os diferentes níveis de ensino, bem como espaços ou funções de atuação. No conjunto destas mudanças se inclui um aspecto do currículo que modifica o estatuto da disciplina Prática de Ensino, conforme Resolução do CFE nº 9 de 10 de outubro de 1969, obrigando a sua realização, em formato de estágio, nas escolas em situação real. Aqui se propõe identificar os processos de implementação do estágio nas escolas, a partir de duas portarias da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo: Portaria CEBN/SP de 02/05/72 e Portaria CEBN/SP nº3 de 22/01/74, reconhecendo-se nestes documentos, o poder instituinte de aspectos operacionais e conceituais do estágio que, desde a sua origem, persistem como desafios estruturais da formação de professores no país.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.