A dimensão classificatória em grupos escolares Campo-Grandenses (1958-1969)
Resumo
objetivamos demonstrar taxas de aprovação e reprovação no Ensino Primário entre os anos de 1958 e 1969 em três Grupos Escolares na cidade de Campo Grande, atual capital do estado de Mato Grosso do Sul. Discutiremos a economia política da região, antes da divisão do estado de Mato Grosso (1977), a política educacional e as particularidades socioculturais. Para análise das fontes primárias coletadas nas instituições, quais sejam, Grupo Escolar Vespasiano Martins (1958-1961), Grupo Escolar General Malan (1962-1965) e Grupo Escolar Guia Lopes (1966-1969), nos pautamos nas discussões teóricas sobre avaliação escolar em sua dimensão classificatória. Cada instituição tinha seu modo de escrituração e apresentava especificidades na frequência dos alunos, taxa de aprovação e reprovação nos diferentes momentos históricos, demonstrando particularidades aferíveis e abrigadas na conjuntura nacional. Mediante a sistematização dos dados, buscamos trazer contribuições para a pesquisa sobre história das instituições escolares, especialmente no período de transição compreendido pela abertura tecnicista e o percentual de alunos matriculados na 1ª à 4ª série que prosseguiam ou não os estudos, dado o índice de evasão nas duas últimas séries do Ensino Primário.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.