Cada agora contém muitos antes e depois, cada aqui contém muitos alis: narrativas autobiográficas de professoras em perspectiva histórica

  • Miriã Lúcia Luiz
  • Bruna Mozini Subtil
  • Brunna Terra Marcelino
  • Mariana Dall Orto dos Santos

Resumo

Este artigo tematiza narrativas autobiográficas de quatro professoras em exercício na rede municipal de Mantenópolis (ES), especificamente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando dialogar com aspectos da cultura escolar inscritos nos processos históricos da educação brasileira. Analisando as trajetórias dessas professoras na História da Educação capixaba, em particular e, brasileira, de modo geral, as escolhas teórico-metodológicas permitiram pensar a educação a partir das experiências das próprias docentes, recorrendo ao resgate das suas memórias e em suas percepções enquanto sujeitos importantes no cenário educacional. Seus testemunhos de vivências e memórias no espaço escolar tornaram-se fontes para pensarmos aspectos da História da Educação capixaba e brasileira. A partir da abordagem da etnobiografia como possibilidade para a investigação com as histórias de vida de professores, apresentamos as narradoras e seus depoimentos em articulação com contextos locais, regionais e/ou globais da História da Educação.
Publicado
2023-11-23
Como Citar
Luiz, M. L., Subtil, B. M., Marcelino, B. T., & Santos, M. D. O. dos. (2023). Cada agora contém muitos antes e depois, cada aqui contém muitos alis: narrativas autobiográficas de professoras em perspectiva histórica. História Em Revista, 28(2), 175-199. https://doi.org/10.15210/hr.v28i2.25771