Cada agora contém muitos antes e depois, cada aqui contém muitos alis: narrativas autobiográficas de professoras em perspectiva histórica
Resumo
Este artigo tematiza narrativas autobiográficas de quatro professoras em exercício na rede municipal de Mantenópolis (ES), especificamente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando dialogar com aspectos da cultura escolar inscritos nos processos históricos da educação brasileira. Analisando as trajetórias dessas professoras na História da Educação capixaba, em particular e, brasileira, de modo geral, as escolhas teórico-metodológicas permitiram pensar a educação a partir das experiências das próprias docentes, recorrendo ao resgate das suas memórias e em suas percepções enquanto sujeitos importantes no cenário educacional. Seus testemunhos de vivências e memórias no espaço escolar tornaram-se fontes para pensarmos aspectos da História da Educação capixaba e brasileira. A partir da abordagem da etnobiografia como possibilidade para a investigação com as histórias de vida de professores, apresentamos as narradoras e seus depoimentos em articulação com contextos locais, regionais e/ou globais da História da Educação.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.