Memórias discentes sobre a cultura material escolar e a formação de professores: elos de um percurso formativo
Resumo
Este trabalho teve como intuito inventariar artefatos culturais presentes nas memórias escolares de estudantes de cursos de licenciaturas por compreender que por meio delas é possível problematizar a história das disciplinas escolares, as práticas e propostas pedagógicas relacionadas ao ensino e a formação de professores. Para realizar a coleta e a análise dos dados foi utilizada a perspectiva teórica da história cultural tendo como metodologia as rodas de conversas. Os dados apresentados neste texto foram produzidos no período de 2019 a 2020 em duas instituições públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, e correspondem à participação de 86 estudantes oriundos de três cursos distintos: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Educação Física. Assim, as memórias elencadas permitiram a identificação de um conjunto de artefatos que denotam similaridades nas materialidades e seus usos, bem como mudanças e/ou dissonâncias em suas compreensões.Downloads
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