Memórias discentes sobre a cultura material escolar e a formação de professores: elos de um percurso formativo

  • Caroline Braga Michel
  • Alessandra Amaral
  • Magda de Abreu Vicente

Resumo

Este trabalho teve como intuito inventariar artefatos culturais presentes nas memórias escolares de estudantes de cursos de licenciaturas por compreender que por meio delas é possível problematizar a história das disciplinas escolares, as práticas e propostas pedagógicas relacionadas ao ensino e a formação de professores. Para realizar a coleta e a análise dos dados foi utilizada a perspectiva teórica da história cultural tendo como metodologia as rodas de conversas. Os dados apresentados neste texto foram produzidos no período de 2019 a 2020 em duas instituições públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, e  correspondem à participação de 86 estudantes oriundos de três cursos distintos: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Educação Física. Assim, as memórias elencadas permitiram a identificação de um conjunto de artefatos que denotam similaridades nas materialidades e seus usos, bem como mudanças e/ou dissonâncias em suas compreensões.
Publicado
2023-11-23
Como Citar
Michel, C. B., Amaral, A., & Vicente, M. de A. (2023). Memórias discentes sobre a cultura material escolar e a formação de professores: elos de um percurso formativo. História Em Revista, 28(2), 214-229. https://doi.org/10.15210/hr.v28i2.25773