A problematização do uso de comentários e descrições em posts da internet na pesquisa em história da educação
Resumo
O presente artigo faz parte do projeto denominado “História da Educação, Educação Profissional e das relações Trabalho e Educação no Litoral Norte gaúcho (séculos XIX, XX e XXI)”. Assim, através da investigação em acervos digitais no que tange o referido projeto, surgiu a problemática de analisar o uso dos comentários e descrições feitos em posts na internet, seja em sites, blogs ou redes sociais. Pretende-se, portanto, discorrer sobre o assunto, seus obstáculos e contribuições, tendo como foco o âmbito da pesquisa em História da Educação. Ainda, vale salientar que, neste trabalho, abrange-se tanto a descrição do próprio autor em determinado post quanto, também, as colaborações de outras pessoas no mesmo post em forma de comentários. Por fim, acredita-se que, apesar das dificuldades encontradas, as descrições e comentários contribuem para que um novo olhar seja construído na pesquisa histórica.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.