Arquitetura escolar: o projeto padrão de arquitetura eclética para 500 alunos no Rio Grande do Sul

  • Lisiê Kremer Cabral
  • José Henrique Carlucio Cordeiro

Resumo

No Rio Grande do Sul, nos anos de 1930, o engenheiro Pianca, realizou projetos de arquitetura padrão para instituições de ensino. Como parte de um programa de governo, o projeto para 500 alunos com a linguagem Eclética foi construído em diversas cidades do estado. Através de pesquisa bibliográfica, documental e visitas exploratórias esse artigo tem o objetivo de apresentar o contexto político, social e arquitetônico em que essas escolas estão relacionadas, apresentar o projeto arquitetônico utilizado para esses prédios padronizados e identificar quantas instituições foram construídas no estado. Foram identificados 15 prédios com esse padrão de 500 alunos e que o ambiente construído se vinculou ao discurso político, transformando o modelo educacional. A partir disso, tem-se o intuito de divulgar, documentar e preservar essas instituições de ensino.

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Publicado
2023-11-23
Como Citar
Cabral, L. K., & Cordeiro, J. H. C. (2023). Arquitetura escolar: o projeto padrão de arquitetura eclética para 500 alunos no Rio Grande do Sul. História Em Revista, 28(2), 245-261. https://doi.org/10.15210/hr.v28i2.25775