Arquitetura escolar: o projeto padrão de arquitetura eclética para 500 alunos no Rio Grande do Sul
Resumo
No Rio Grande do Sul, nos anos de 1930, o engenheiro Pianca, realizou projetos de arquitetura padrão para instituições de ensino. Como parte de um programa de governo, o projeto para 500 alunos com a linguagem Eclética foi construído em diversas cidades do estado. Através de pesquisa bibliográfica, documental e visitas exploratórias esse artigo tem o objetivo de apresentar o contexto político, social e arquitetônico em que essas escolas estão relacionadas, apresentar o projeto arquitetônico utilizado para esses prédios padronizados e identificar quantas instituições foram construídas no estado. Foram identificados 15 prédios com esse padrão de 500 alunos e que o ambiente construído se vinculou ao discurso político, transformando o modelo educacional. A partir disso, tem-se o intuito de divulgar, documentar e preservar essas instituições de ensino.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.