Apresentação
Resumo
O convite da professora Lorena Almeida Gill para organizarmos um dossiê que envolvesse as temáticas da História e da Educação foi por nós recebido com um sentimento de lisonja e agradecimento, principalmente pelo caráter de reconhecimento que a História em Revista assume ao propor essa abordagem investigativa. Ao longo dos séculos houve uma evidente transformação nas investigações que tratam sobre a educação e suas relações históricas levando a que mais revistas, vinculadas a programas de pós-graduação em história, ou em educação, priorizassem esse campo investigativo. Fato é, que a história da educação adquiriu legitimidade científica e diversidade metodológica em virtude da persistência de pesquisadores/as nacionais e internacionais que vêm, há décadas, questionando uma história única, oficial e elitista. Olhar para a escola, a partir de uma perspectiva histórica, requer ampliar a análise sobre os processos de democratização da educação tratando de abordagens que auxiliem transformações nas políticas públicas da educação, uma vez que engloba investigar processos didáticos, pedagógicos, culturais e sociais. Assim, olhamos para a escola, a cultura escolar, a arquitetura escolar, a escrita, a leitura, os artefatos escolares e para os acervos escolares em diferentes tempos, espaços, modalidades e perspectivas teórico metodológicas.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.