Apresentação

  • Magda de Abreu Vicente
  • Caroline Braga Michel

Resumo

O convite da professora Lorena Almeida Gill para organizarmos um dossiê que envolvesse as temáticas da História e da Educação foi por nós recebido com um sentimento de lisonja e agradecimento, principalmente pelo caráter de reconhecimento que a História em Revista assume ao propor essa abordagem investigativa. Ao longo dos séculos houve uma evidente transformação nas investigações que tratam sobre a educação e suas relações históricas levando a que mais revistas, vinculadas a programas de pós-graduação em história, ou em educação, priorizassem esse campo investigativo. Fato é, que a história da educação adquiriu legitimidade científica e diversidade metodológica em virtude da persistência de pesquisadores/as nacionais e internacionais que vêm, há décadas, questionando uma história única, oficial e elitista. Olhar para a escola, a partir de uma perspectiva histórica, requer ampliar a análise sobre os processos de democratização da educação tratando de abordagens que auxiliem transformações nas políticas públicas da educação, uma vez que engloba investigar processos didáticos, pedagógicos, culturais e sociais. Assim, olhamos para a escola, a cultura escolar, a arquitetura escolar, a escrita, a leitura, os artefatos escolares e para os acervos escolares em diferentes tempos, espaços, modalidades e perspectivas teórico metodológicas.
Publicado
2023-11-23
Como Citar
Vicente, M. de A., & Michel, C. B. (2023). Apresentação. História Em Revista, 28(2), 8-14. https://doi.org/10.15210/hr.v28i2.25776