Apresentação
Resumo
O convite da professora Lorena Almeida Gill para organizarmos um dossiê que envolvesse as temáticas da História e da Educação foi por nós recebido com um sentimento de lisonja e agradecimento, principalmente pelo caráter de reconhecimento que a História em Revista assume ao propor essa abordagem investigativa. Ao longo dos séculos houve uma evidente transformação nas investigações que tratam sobre a educação e suas relações históricas levando a que mais revistas, vinculadas a programas de pós-graduação em história, ou em educação, priorizassem esse campo investigativo. Fato é, que a história da educação adquiriu legitimidade científica e diversidade metodológica em virtude da persistência de pesquisadores/as nacionais e internacionais que vêm, há décadas, questionando uma história única, oficial e elitista. Olhar para a escola, a partir de uma perspectiva histórica, requer ampliar a análise sobre os processos de democratização da educação tratando de abordagens que auxiliem transformações nas políticas públicas da educação, uma vez que engloba investigar processos didáticos, pedagógicos, culturais e sociais. Assim, olhamos para a escola, a cultura escolar, a arquitetura escolar, a escrita, a leitura, os artefatos escolares e para os acervos escolares em diferentes tempos, espaços, modalidades e perspectivas teórico metodológicas.Downloads
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