“Sou fruto longínquo da Raiz Luiza”: família e territorialidades negras a partir do quilombo Rincão dos Fernandes
Resumo
Este artigo apresenta parte das investigações empíricas com as famílias que atualmente constituem a comunidade quilombola de Rincão dos Fernandes, localizada em Uruguaiana, na fronteira do estado do Rio Grande do Sul. Desde a primeira inserção em 2019, utilizou-se uma série de técnicas de investigação, com apoio no trabalho etnográfico e micro-histórico, que pudessem elucidar as dinâmicas sociais e familiares que atravessam gerações, considerando as narrativas baseadas na memória coletiva sobre o legado de antepassados, como o casal Luiz e Eva e a primogênita Luiza Fernandes, que viveram a experiência do cativeiro e a liberdade e que configuraram relações territoriais específicas e, no tempo presente, reafirmam uma identidade étnico-racial. Este texto ressalta os pontos de conexão entre a tradição oral e a informação encontrada em arquivos diversos sobre as experiências de escravidão, da liberdade e do pós-Abolição, com ênfase nas estratégias intergeracionais do grupo para assegurar a permanência na terra.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.