Reconhecendo um Patrimônio Cultural da Saúde: o Casarão do Lazareto em Nova Friburgo/RJ
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre os usos e interpretações dos patrimônios culturais da saúde e da assistência, a partir do estudo de caso do Casarão do Lazareto, localizado no município de Nova Friburgo, Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Esta análise foi estimulada pelo início das obras de revitalização da edificação, construída no final do século XIX para servir de hospital de isolamento durante períodos de emergências sanitárias na cidade. A História da Saúde está intrinsicamente ligada à História de Nova Friburgo desde sua criação e sua materialidade passou a fazer parte da rotina da população, sendo constantemente ressignificada por ela. Por isso, é necessário articular fontes que nos revelem informações sobre as relações construídas entre este local de memória e a sociedade, assim como a influência dos interesses políticos e médico-sanitários que o envolveram em diversos contextos.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.