Reconhecendo um Patrimônio Cultural da Saúde: o Casarão do Lazareto em Nova Friburgo/RJ

  • Anne Thereza de Almeida Proença

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre os usos e interpretações dos patrimônios culturais da saúde e da assistência, a partir do estudo de caso do Casarão do Lazareto, localizado no município de Nova Friburgo, Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Esta análise foi estimulada pelo início das obras de revitalização da edificação, construída no final do século XIX para servir de hospital de isolamento durante períodos de emergências sanitárias na cidade. A História da Saúde está intrinsicamente ligada à História de Nova Friburgo desde sua criação e sua materialidade passou a fazer parte da rotina da população, sendo constantemente ressignificada por ela. Por isso, é necessário articular fontes que nos revelem informações sobre as relações construídas entre este local de memória e a sociedade, assim como a influência dos interesses políticos e médico-sanitários que o envolveram em diversos contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Thereza de Almeida Proença
Graduada em Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia (2012). É Especialista em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (2015), Mestre (2017) e Doutora (2022) em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. Concentra sua pesquisa na área da assistência à saúde no interior da antiga Província do Rio de Janeiro do século XIX, com destaque para a região do Vale do Paraíba Fluminense. Sua dissertação, "Vida de Médico no Interior Fluminense: a Trajetória de Carlos Eboli em Cantagalo e Nova Friburgo (1860-1880)", foi indicada ao prêmio de Melhor Dissertação da Sociedade Brasileira de História das Ciências (2018). Sua Tese "Mande chamar o doutor! A presença dos médicos no Vale do Paraíba Fluminense (1840-1880)" foi a vencedora na categoria Trabalho Acadêmico e Científico do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário 2023. Possui experiência profissional na área de Arquivos, a partir de sua atuação na Fundação Dom João VI de Nova Friburgo (2011-2015). Atualmente, é Tutora de História do Pré-Vestibular da Fundação CECIERJ - Polo Nova Friburgo e Bolsista PIDI da Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ.
Publicado
2024-07-25
Como Citar
Proença, A. T. de A. (2024). Reconhecendo um Patrimônio Cultural da Saúde: o Casarão do Lazareto em Nova Friburgo/RJ. História Em Revista, 29(2). https://doi.org/10.15210/hr.v29i2.27376