O Tempo Suspenso. Dos Rituais Históricos do Termalismo ao Património Associado em Portugal
Resumo
Numa perspetiva integrada de diferentes saberes, o termalismo tem merecido o olhar do autor na compreensão do percurso da água e dos rituais dos aquistas, na vida regrada, em que a única obrigação é a terapia prescrita, logo, tudo o resto é um relaxamento de tensões, de que o espaço (arquitetura e urbano) se torna essencial. O termalismo português tem episódios singulares, desde a fundação do primeiro grande hospital termal, quatrocentista e o mais antigo do mundo, à invenção do parque termal delimitado, distribuído por diferentes geografias, como microcosmo encerrado em si mesmo, onde a vida se transforma a bem da saúde física e psíquica e se afasta do quotidiano normal dos seus utilizadores. Presentemente, depois de um tempo suspenso devido à pandemia, os recursos endógenos são de novo capitais para o desenvolvimento de setores de atividade e regiões, bem como para a promoção da saúde da população. O património físico e imaterial é um recurso inegavelmente importante.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.