O Tempo Suspenso. Dos Rituais Históricos do Termalismo ao Património Associado em Portugal

  • Jorge Mangorrinha Câmara Municipal de Lisboa - Portugal

Resumo

Numa perspetiva integrada de diferentes saberes, o termalismo tem merecido o olhar do autor na compreensão do percurso da água e dos rituais dos aquistas, na vida regrada, em que a única obrigação é a terapia prescrita, logo, tudo o resto é um relaxamento de tensões, de que o espaço (arquitetura e urbano) se torna essencial. O termalismo português tem episódios singulares, desde a fundação do primeiro grande hospital termal, quatrocentista e o mais antigo do mundo, à invenção do parque termal delimitado, distribuído por diferentes geografias, como microcosmo encerrado em si mesmo, onde a vida se transforma a bem da saúde física e psíquica e se afasta do quotidiano normal dos seus utilizadores. Presentemente, depois de um tempo suspenso devido à pandemia, os recursos endógenos são de novo capitais para o desenvolvimento de setores de atividade e regiões, bem como para a promoção da saúde da população. O património físico e imaterial é um recurso inegavelmente importante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Mangorrinha, Câmara Municipal de Lisboa - Portugal
Pós-Doutorado em Turismo pela Universidade do Algarve.Doutorado em Urbanismo pela Universidade Técnica de Lisboa. Professor Associado da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Quadro Técnico Superior da Câmara Municipal de Lisboa.Autor de diversos estudos e artigos publicados, bem como de intervenções em diferentes países, com particular destaque para o estudo dos efeitos territoriais e turísticos do Termalismo.Distinguido com o Prémio José de Figueiredo 2010, pela Academia Nacional de Belas-Artes, pela obra O Desenho das Termas: História da Arquitectura Termal Portuguesa (em coautoria), e com o Louvor pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (Despacho n.º 17/P/2012, de 24 de Janeiro de 2012), no âmbito das Comemorações do Centenário da Implantação da República.Exerceu o cargo de Presidente da Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal (1911-2011).
Publicado
2024-07-25
Como Citar
Mangorrinha, J. (2024). O Tempo Suspenso. Dos Rituais Históricos do Termalismo ao Património Associado em Portugal. História Em Revista, 29(2), 118-138. https://doi.org/10.15210/hr.v29i2.27377