Sob as Rédeas do Nazismo:
Os Cavalos Lipizzaners e o Ideário de Pureza Racial
Resumo
Embora a Segunda Guerra Mundial tenha sido um conflito sobretudo industrial, os animais mantiveram algumas de suas utilidades para as nações combatentes. Na Alemanha, foram feitos vários experimentos com animais: cachorros, cavalos, bovinos, entre outros. Os nazistas também buscaram criar uma raça de super cavalos de guerra a partir dos Lipizzaners, que foram apropriados da Escola Espanhola de Equitação, em Viena, após anexarem a Áustria ao território nazista. A partir da análise textual e contextual da obra literária O Cavalo Perfeito: A Incrível Missão de Salvamento dos Cavalos Puro-Sangues Sequestrados pelos Nazistas, da autora Elizabeth Letts, este trabalho buscou compreender como se deu a representação dessa raça de cavalos na narrativa literária explorando o ideario nazista de pureza racial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.