Fortaleza e as favelas: um estudo sobre a origem e o crescimento de áreas marginalizadas na capital cearense (1850-1986)

  • Angerlania da Costa Barros UFRN

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de crescimento das favelas em Fortaleza, entre 1850 e 1986. A escolha por este recorte temporal adveio da primeira menção da existência de um local desordenado e irregular na capital cearense, em meados do século XIX, como também, pelo ano em que finda a política habitacional do Banco Nacional de Habitação-BNH, criada para diminuir o déficit de moradias e contribuir para a erradicação de zonas marginalizadas. Desse modo, o estudo trata da formação das primeiras favelas na metrópole cearense e das tentativas de eliminação desses locais, durante a segunda metade do século XX, mostrando o quanto estes projetos não conseguiram controlar o aparecimento e aumento destes espaços na capital. Para tanto, utilizamos notícias de jornais, documentos oficiais e bibliografia sobre o tema.

Palavras-chave: Favelas, Fortaleza, Conjunto Habitacional, Urbanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angerlania da Costa Barros, UFRN

Doutora em História e Espaços pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em História e Culturas, na linha de Práticas Urbanas, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em História do Brasil pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Urbanização, Favelas, Políticas Habitacionais, Conjuntos Habitacionais, Exclusão socioespacial, Remoção de favelas, Periferia, Resistência e Moradia Popular.

Publicado
2026-01-13
Como Citar
Barros, A. da C. (2026). Fortaleza e as favelas: um estudo sobre a origem e o crescimento de áreas marginalizadas na capital cearense (1850-1986). História Em Revista, 31(1), 451-472. https://doi.org/10.15210/hr.v31i1.29431