Fortaleza e as favelas: um estudo sobre a origem e o crescimento de áreas marginalizadas na capital cearense (1850-1986)
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de crescimento das favelas em Fortaleza, entre 1850 e 1986. A escolha por este recorte temporal adveio da primeira menção da existência de um local desordenado e irregular na capital cearense, em meados do século XIX, como também, pelo ano em que finda a política habitacional do Banco Nacional de Habitação-BNH, criada para diminuir o déficit de moradias e contribuir para a erradicação de zonas marginalizadas. Desse modo, o estudo trata da formação das primeiras favelas na metrópole cearense e das tentativas de eliminação desses locais, durante a segunda metade do século XX, mostrando o quanto estes projetos não conseguiram controlar o aparecimento e aumento destes espaços na capital. Para tanto, utilizamos notícias de jornais, documentos oficiais e bibliografia sobre o tema.
Palavras-chave: Favelas, Fortaleza, Conjunto Habitacional, Urbanização.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








