“A tradição não é uma cópia do passado”: acervo de um museu de arte popular entre o folclore e o patrimônio
Resumo
A pesquisa com acervos possibilita acessar distintas marcas do passado no presente. A proposta desse artigo é analisar alguns traços do acervo do “Museo de Arte Popular José Hernández”, localizado em Buenos Aires, na Argentina, atentando especialmente ao lugar de imagens de passados de gaúchos foras da lei oriundos de territórios vistos como periféricos. Diante dessas imagens como um dispositivo que faz ver e dizer disputas de sentidos da nação, argumento que investigá-lo entre temporalidades do folclore, da cultura popular e do patrimônio no transcurso do século XX é uma forma eficaz de entender suas variações históricas. Para isso, realizo uma etnografia por esse acervo, relacionando significados atribuídos a documentos, objetos e recordações. O trabalho busca provocar reflexões sobre usos do passado que podem contribuir com análises de diferentes acervos que contemplam as temáticas em cena.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








