História e memória da ditadura na Amazônia: políticas de patrimônio para salvar o trauma dos autoritarismos

  • Filipe Menezes Soares UFPA
  • Flávia Eloisa Matos Silva UFPA

Resumo

História e Memória da ditadura na Amazônia é o nome de um projeto de pesquisa que reúne amplo acervo documental do período 1964-1985. Entre uma pós-graduação e anos de docência na região, conduz-se junto a orientandos de graduação, discussões associadas à Faculdade de História, campus Bragança (PA). Essa instituição conta com prédios anexos aonde é possível trabalhar acervos documentais relacionados às práticas de pesquisa realizadas em conjunto. No artigo, é possível percorrer uma narrativa que apresenta um determinado arcabouço documental, experiência historiográfica na qual se pretende a crítica de uma dada educação patrimonial. As fontes previamente apresentadas, uma vez organizadas, manifestam importante legado cultural, memória e história de uma sociedade. Por fim, as abordagens aqui estabelecidas objetivam a aproximação das configurações locais junto a dinâmicas nacionais e internacionais.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Menezes Soares, UFPA

Doutor em História (UFPA). Professor de História Moderna e Contemporânea na FAHIST-Bragança. Atua em projetos com ênfase em História e Memória da Ditadura na Amazônia, Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão, Preservação documental e organização de acervos históricos, entre outros.

Flávia Eloisa Matos Silva, UFPA

Graduanda no curso de Licenciatura em História da FAHIST-Bragança.

Publicado
2026-01-13
Como Citar
Menezes Soares, F., & Silva, F. E. M. (2026). História e memória da ditadura na Amazônia: políticas de patrimônio para salvar o trauma dos autoritarismos. História Em Revista, 31(1), 418-432. https://doi.org/10.15210/hr.v31i1.30388