Proposta de filosofia para o Estado de São Paulo: a autonomia do educador problematizada a partir de Was ist Aufklärung, de Kant

  • Samuel Mendonça

Resumo

A Proposta Curricular do Estado de SP para a disciplina de filosofia elege a cultura como vetor para o ensino médio, da mesma forma que a matriz curricular das escolas é estruturada a partir de competências e habilidades. Enquanto as discussões sobre a cultura indicam a necessidade de a escola formar cidadãos conscientes e comprometidos com a realidade social em que vivem, quais as competências prioritárias para este fim? Neste artigo, pretendemos analisar a Proposta Curricular de filosofia, evidenciando que se trata de sugestão para o docente, que tem preservada a sua autonomia neste processo de ensino. Com efeito, a autonomia será aqui problematizada enquanto possibilidade do distanciamento da preguiça e da covardia, elementos que deixam o homem no estado de menoridade, segundo Kant em Was ist Aufklärung?, nosso referencial teórico neste artigo. O método consiste em revisão bibliográfica dado tratar-se de artigo produzido a partir da área de filosofia da educação.Palavras-chave: proposta curricular; filosofia; autonomia; Kant.Proposal for the Philosophy discipline for the Sao Paulo State:the autonomy of the educator problematized from Was istAufklärung, of KantAbstract:he Curriculum Proposal for the Sao Paulo State for the discipline of philosophy elects culture as a vector for high school, just as the curriculum of schools is structured on the basis of skills and abilities. While discussions about culture indicate the need for the school to educate aware and committed citizens to the social reality in which they live, what skills are a priority for this purpose? In this article we examine the Curriculum Proposal of philosophy, showing that this is a suggestion to the teachers that have preserved autonomy in their teaching process. Indeed, autonomy will be problematized here as a possibility of separation from sloth and cowardice, all that which leaves men in the state of minority, according to Kant in Was ist Aufklärung?, our theoretical reference in this article. The method consists of a literature review since this paper was produced from the philosophy of education area. Keywords: curriculum proposal; philosophy; autonomy; Kant.

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Como Citar
Mendonça, S. (1). Proposta de filosofia para o Estado de São Paulo: a autonomia do educador problematizada a partir de Was ist Aufklärung, de Kant. Cadernos De Educação, (39). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i39.1530
Seção
Artigos

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