SER PROFESSOR NA PANDEMIA: “AULA AO VIVO ESTÁ LONGE DE SER NOSSA SALA DE AULA”

Palavras-chave: pandemia, docência, ensino remoto.

Resumo

O objetivo deste texto é identificar os desafios do “ser docente” no cotidiano afetado pela pandemia, a partir da análise dos depoimentos de cinco docentes da educação básica de escolas da cidade do Rio de Janeiro O texto discute a temática em diálogo com estudos produzidos nesse mesmo contexto e que lançam luzes sobre a docência no contexto pandêmico. Os desafios apontados pelas professoras configuram-se pelo espanto diante do inédito e o imperativo das tecnologias digitais; pelo atravessamento da vida cotidiana pelo ensino remoto; e pela reafirmação dos imprescindíveis da educação.

Biografia do Autor

Luciene Cerdas, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Profa. Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ
Publicado
2022-12-14
Como Citar
Cerdas, L. (2022). SER PROFESSOR NA PANDEMIA: “AULA AO VIVO ESTÁ LONGE DE SER NOSSA SALA DE AULA”. Cadernos De Educação, (66). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23032
Seção
Dossiê