Entre máscaras, ansiedades e expectativas: desafios enfrentados por professoras no retorno ao ensino presencial

Palavras-chave: Docência, Pandemia, Anos Iniciais.

Resumo

Este texto discute como está ocorrendo o retorno às aulas presenciais e o processo de ensino e de aprendizagem no período pós-pandemia, abordando os desafios enfrentados pelas professoras. Para tanto, adota-se uma metodologia inspirada na dinâmica de grupo focal. As análises estão organizadas em três eixos: o primeiro aborda aspectos socioafetivos relacionados à ansiedade das professoras com o retorno e o convívio no cotidiano da sala de aula;  o segundo, a necessidade de brincar das crianças, que nos relatos se mostrou muito presente; o terceiro eixo tematiza o investimento das professoras no estabelecimento das rotinas e na compreensão das crianças acerca das interações escolares.

Biografia do Autor

SANDRA DOS SANTOS ANDRADE, UFRGS
Professora Doutora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Renata Sperrhake, UFRGS
Professora Doutora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Luciana Piccoli, UFRGS
Professora Doutora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Marília Forgearini Nunes, UFRGS
Professora Doutora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Publicado
2022-12-14
Como Citar
ANDRADE, S. D. S., Sperrhake, R., Piccoli, L., & Nunes, M. F. (2022). Entre máscaras, ansiedades e expectativas: desafios enfrentados por professoras no retorno ao ensino presencial. Cadernos De Educação, (66). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23305
Seção
Dossiê