CONHECIMENTO, SABERES E FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR BIOECOLÓGICO

Palavras-chave: Formação docente, Educação Infantil, Bioecologia.

Resumo

Objetivamos investigar, à luz da teoria Bioecológica, a (re)construção dos saberes docentes e a sua mobilização na prática de professoras de Escolas de Educação Infantil do município de Rio Grande/RS. A pesquisa foi realizada com quatro professoras de escolas Municipais da zona oeste do referido município. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, a partir de entrevistas e a análise foi inspirada na Teoria fundamentada nos dados. A Bioecologia apontou para a construção de um olhar sistêmico da pesquisadora, considerando o mapa ecológico das professoras e as quatro dimensões: Pessoa, Processo, Contexto e Tempo.

Biografia do Autor

Paula Beatriz Espindola de Souza, Universidade Federal do Rio Grande
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEDU.    
Ângela Adriane Schmidt Bersch, Universidade Federal do Rio Grande
Doutora (PPGEA/FURG), professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG . Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU/FURG).
Publicado
2023-10-24
Como Citar
de Souza, P. B. E., & Bersch, Ângela A. S. (2023). CONHECIMENTO, SABERES E FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR BIOECOLÓGICO. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.23817
Seção
Artigos