REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA AUTORAL ACADÊMICA

POR UMA ANTROPOFAGIA ENDOSSIMBIÔNTICA

  • Leandro Barreto Dutra Universidade do Estado do Amazonas http://orcid.org/0000-0001-9034-9190
  • Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines Universidade Federal de Rondônia
Palavras-chave: autoria, produção acadêmica, processos formativos.

Resumo

O objetivo é repensar a questão autoral nas produções acadêmicas e de nós mesmos e para tal fez-se uso da escrita ensaísta na política da narratividade. Foi produzido um conceito-abrigo temporário que se denominou de: antropofagia endossimbiótica baseando-se no conceito antropofágico social alinhavado à endossimbiose biológica. Espera-se ter acrescentado linhas no tecido teórico produzido junto à comunidade científica como também provocado outras reflexões para novas e pujantes pesquisas.

Biografia do Autor

Leandro Barreto Dutra, Universidade do Estado do Amazonas
Possui Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora com ênfase em produtos naturais (2009), Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015) e doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2020). Atuou como professor da Educação Básica em Minas Gerais e como ator e clown em diversos grupos artísticos do Brasil. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Amazonas, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia(PPGEEC) e integrante do Grupo de Pesquisa Divulgação e Difusão Científica para a Educação e Ensino de Ciências no Amazonas. Apresenta interesse na área de Educação e Ensino, com ênfase em Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, formação de professores, práticas diferenciadas e ensino de biologia.
Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines, Universidade Federal de Rondônia
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), professora aposentada da Universidade Federal de Rondônia, tem interesse nas áreas de Ensino de Ciências Naturais, Formação de professores e pesquisa-ação colaborativa.
Publicado
2023-09-04
Como Citar
Dutra, L. B., & Antonia Leonel de Moraes Martines, E. (2023). REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA AUTORAL ACADÊMICA: POR UMA ANTROPOFAGIA ENDOSSIMBIÔNTICA. Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/23854
Seção
Artigos