IMPRESSOS ESCOLARES E A RELIGIÃO CATÓLICA

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NO CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Impressos Escolares, História da Educação, Revisão Sistemática, Educação Católica, Impressos Escolares; História da Educação;Revisão Sistemática; Educação Católica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma revisão sistemática no campo da História da Educação, referente a impressos escolares e sua vinculação com a religião católica. Na produção científica levantada, foram analisados os referenciais teóricos adotados, o enfoque dado e as regiões do país que abordavam essa temática. Na presente investigação, optou-se pela utilização do software de revisão sistemática Sumarize. Os resultados sinalizam que os referenciais mais mobilizados foram vinculados à História Cultural, e há forte presença dos conteúdos informados por uma perspectiva católica nos impressos escolares, sendo que essa concentração é maior na região sul do país.

Biografia do Autor

Cristian Lopez Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021) do campus de Campo Grande. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação (Gepase). Atualmente é mestrando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e bolsista da CAPES.
Jacira Helena do Valle Pereira Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atua no Programa de Pós-graduação em Educação - (cursos de Mestrado e Doutorado). 
Publicado
2023-09-27
Como Citar
Lopez Gomes, C., & do Valle Pereira Assis, J. H. (2023). IMPRESSOS ESCOLARES E A RELIGIÃO CATÓLICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NO CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24050
Seção
Dossiê