Análise ortográfica em textos do Enem: evidências da integração de múltiplos padrões

  • Ana Luiza de Souza Couto Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-6389-7818
  • Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luíza Vignoli Lacerda Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Enem, Ortografia, Múltiplos padrões.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar, categorizar e quantificar erros ortográficos em redações de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Como metodologia, foi utilizada a abordagem quali-quantitativa (PAIVA, 2019). O arcabouço teórico desta pesquisa foi pautado na Teoria da Integração de Múltiplos Padrões–IMP (TREIMAN; KESSLER, 2014; 2021). Como resultados, foram encontrados erros ortográficos nos níveis segmental e suprassegmental. Tais erros apontam para a necessidade de se trabalhar com a ortografia por meio de práticas didáticas sistematizadas e reflexivas que levam o aluno a refletir sobre a própria língua.

Biografia do Autor

Ana Luiza de Souza Couto, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Áreas de interesse: Linguística Aplicada, ortografia e ensino de Língua Portuguesa.
Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Estudos Linguísticos, professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Áreas de interesse: Fonologia, ortografia e ensino de Língua Portuguesa.
Luíza Vignoli Lacerda , Universidade Federal de Minas Gerais
Mestranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós -Graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Áreas de interesse: Linguística Aplicada, ortografia e ensino de Língua Portuguesa.
Publicado
2023-09-04
Como Citar
de Souza Couto, A. L., Mara Lima Oliveira Guimarães, D., & Vignoli Lacerda , L. (2023). Análise ortográfica em textos do Enem: evidências da integração de múltiplos padrões. Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24186
Seção
Artigos