ANÁLISE ORTOGRÁFICA EM TEXTOS DO ENEM
EVIDÊNCIAS DA INTEGRAÇÃO DE MÚLTIPLOS PADRÕES
Palavras-chave:
Enem, Ortografia, Múltiplos padrões.
Resumo
O objetivo deste artigo é identificar, categorizar e quantificar erros ortográficos em redações de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Como metodologia, foi utilizada a abordagem quali-quantitativa (PAIVA, 2019). O arcabouço teórico desta pesquisa foi pautado na Teoria da Integração de Múltiplos Padrões–IMP (TREIMAN; KESSLER, 2014; 2021). Como resultados, foram encontrados erros ortográficos nos níveis segmental e suprassegmental. Tais erros apontam para a necessidade de se trabalhar com a ortografia por meio de práticas didáticas sistematizadas e reflexivas que levam o aluno a refletir sobre a própria língua.
Publicado
2023-09-04
Como Citar
de Souza Couto, A. L., Mara Lima Oliveira Guimarães, D., & Vignoli Lacerda , L. (2023). ANÁLISE ORTOGRÁFICA EM TEXTOS DO ENEM: EVIDÊNCIAS DA INTEGRAÇÃO DE MÚLTIPLOS PADRÕES. Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24186
Edição
Seção
Artigos