POR UMA INSTRUÇÃO PARA O PATRIMÔNIO

O SERVIÇO DO PATRIMÔNIO E O PROJETO EDUCACIONAL DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE (1930- 1945)

Palavras-chave: Instrução, Educação, Patrimônio.

Resumo

A pesquisa objetiva-se discutir o lugar do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) no Ministério da Educação e Saúde, salientando como o patrimônio poderia contribuir para as ideias educacionais vigentes entre 1937 e 1945. Buscamos pensar as ideias como constructos de sujeitos localizados em espaços de produção e sociabilidade do conhecimento. Assim, procuramos compreender o processo histórico da construção do projeto educacional do SPHAN e do projeto identitário do MES que foram alimentados conceitualmente do entendimento de Patrimônio e Educação a partir dos respectivos espaços de produção.

Biografia do Autor

Pedro Henrique da Silva Paes, Universidade Federal do Ceará
Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Ensino de Ciências Humanas pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, doutorando em história pela UFC no qual é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM–CNPq/UFC).
Publicado
2023-10-17
Como Citar
Henrique da Silva Paes, P. (2023). POR UMA INSTRUÇÃO PARA O PATRIMÔNIO: O SERVIÇO DO PATRIMÔNIO E O PROJETO EDUCACIONAL DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE (1930- 1945). Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24198
Seção
Dossiê