INSPEÇÃO ESCOLAR

OLHARES DO ESTADO SOBRE AS ESCOLAS ISOLADAS DO EXTREMO SUL CATARINENSE NO SÉCULO XX

Palavras-chave: escolas isoladas, inspeção escolar, professoras

Resumo

O artigo busca compreender quais as estratégias e as motivações do Estado de Santa Catarina ao inspecionar os(as) professores(as) e suas práticas pedagógicas nas escolas isoladas Sanga da Paca e Barro Vermelho, nos municípios de Jacinto Machado e Maracajá, situadas no extremo sul catarinense, entre as décadas de 1940 e 1980. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, alicerçada por documentos encontrados nos acervos escolares das referidas escolas. À época, a análise dos aspectos inspecionados indicou que a estratégia empregada pelo estado serviu para disseminar o modelo educacional pretendido, a partir do projeto republicano para as escolas e suas finalidades educativas.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Casagrande, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (UNESC) em Criciúma/SC. Mestre em educação (UNESC). Professora do curso de pós-graduação da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina. Bolsista FUMDES/uniedu.
Odécia Almeida de Souza da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina-UNESC. Membro do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME) UNESC. Professora de História da Rede Estadual e Municipal de Ensino. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina-UNESC. Bolsista FUMDES/UNIEDU.
Giani Rabelo, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
Pós-doutorado na Universidade de Lisboa (Instituto de Educação) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Faculdade de Educação); Professora Visitante na Universidade de Alicante - Espanha (Instituto Universitário de Estudos Sociais da América Latina) Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997); líder do Grupo de Pesquisa "História e Memória da Educação" (GRUPEHME). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, com atuação, pesquisa, orientação e co-orientação nos temas Patrimônio Histórico Educativo; Cultura Escolar; História das Instituições Escolares; História e Memória da Educação articulados aos temas História das Mulheres, Gênero, Trabalho e Religião.
Ricardo Luiz de Bittencourt, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
Doutor em Educação pelo PPGEDU/UFRGS. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UNESC. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores
Publicado
2023-11-10
Como Citar
Casagrande, M. A., Almeida de Souza da Silva, O., Rabelo, G., & de Bittencourt, R. L. (2023). INSPEÇÃO ESCOLAR : OLHARES DO ESTADO SOBRE AS ESCOLAS ISOLADAS DO EXTREMO SUL CATARINENSE NO SÉCULO XX. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.24211
Seção
Artigos