INSPEÇÃO ESCOLAR
OLHARES DO ESTADO SOBRE AS ESCOLAS ISOLADAS DO EXTREMO SUL CATARINENSE NO SÉCULO XX
Palavras-chave:
escolas isoladas, inspeção escolar, professoras
Resumo
O artigo busca compreender quais as estratégias e as motivações do Estado de Santa Catarina ao inspecionar os(as) professores(as) e suas práticas pedagógicas nas escolas isoladas Sanga da Paca e Barro Vermelho, nos municípios de Jacinto Machado e Maracajá, situadas no extremo sul catarinense, entre as décadas de 1940 e 1980. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, alicerçada por documentos encontrados nos acervos escolares das referidas escolas. À época, a análise dos aspectos inspecionados indicou que a estratégia empregada pelo estado serviu para disseminar o modelo educacional pretendido, a partir do projeto republicano para as escolas e suas finalidades educativas.
Publicado
2023-11-10
Como Citar
Casagrande, M. A., Almeida de Souza da Silva, O., Rabelo, G., & de Bittencourt, R. L. (2023). INSPEÇÃO ESCOLAR : OLHARES DO ESTADO SOBRE AS ESCOLAS ISOLADAS DO EXTREMO SUL CATARINENSE NO SÉCULO XX. Cadernos De Educação, (67). https://doi.org/10.15210/caduc.vi67.24211
Edição
Seção
Artigos