EXPERIÊNCIAS COM O CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Educação Física, Currículo cultural, Educação infantil

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar experiências documentadas com o currículo cultural da Educação Física na Educação Infantil. Trata-se de pesquisa bibliográfica onde produziu-se um gesto descritivo-analítico com quatro capítulos de livro, duas dissertações,  uma tese e 16 relatos de prática disponíveis no repositório do GPEF/USP. Os resultados evidenciam experiências próximas de proposições contemporâneas dos estudos sociais da infância que posicionam bebês e crianças pequenas como produtoras de cultura, sujeitos sociais com direitos que podem/devem ser escutados e ter suas vozes consideradas na sociedade e nas práticas educacionais.

Biografia do Autor

Leonardo de Carvalho Duarte, Universidade Estadual de Feira de Santana
Doutor em Educação, professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Integra os Grupos de Pesquisa FormarSer/UEFS/CNPq e GPEF/FEUSP/CNPq. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Educação Física cultural, Formação de Professores, Infância e Educação Infantil
Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo
Doutor em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor Titular da Universidade de São Paulo. Coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br). Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da FAPESP e do CNPq, do qual é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D. Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Formação de professores e Teorias pós-críticas.
Publicado
2023-09-04
Como Citar
de Carvalho Duarte, L., & Garcia Neira, M. (2023). EXPERIÊNCIAS COM O CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Cadernos De Educação, (67). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/24269
Seção
Artigos