OS PRECEDENTES DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB)

caminhos para a constituição e contexto sócio-histórico a partir das cartilhas “Viver é lutar” e “Mutirão”

  • Marina da Rocha Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Isabel Aparecida Bilhão Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: Movimento de Educação de Base; cartilhas; Viver é lutar; Mutirão.

Resumo

O artigo objetiva analisar o contexto sócio-histórico no qual se constituiu o Movimento de Educação de Base (MEB), bem como os grupos envolvidos nesse processo e a influência desse cenário na criação de duas cartilhas desenvolvidas pelo Movimento: A “Viver é lutar”, publicada em 1963 e a “Mutirão”, publicada em 1965, portanto, embora próximas temporalmente, estão situadas em contextos sociopolíticos distintos. A metodologia consiste em revisão bibliográfica e em análise documental. As considerações finais apontam que o contexto do nacional-desenvolvimentismo, bem como da ditadura civil-militar influenciaram na elaboração das duas cartilhas. Na primeira ao se constatar a ênfase na alfabetização e conscientização do camponês como prioridade, enquanto na segunda há ênfase explícita no trabalho do camponês, com foco na lucratividade da terra e modernização do trabalho no campo.

Biografia do Autor

Marina da Rocha, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutora e Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ UNISINOS e licenciada em Letras pela mesma instituição. Atua como professora na rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Tem interesse pelos temas: Educação Popular; Movimento de Educação de Base; Economia Solidária; (Des)colonialidade; Interculturalidade.
Isabel Aparecida Bilhão, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Mestra em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS e graduada em História pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras/FAPA. É Professora e Pesquisadora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. Tem interesse pelos temas: relações históricas entre educação e trabalho, história da educação profissional, história dos trabalhadores em âmbito rural e urbano.

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Publicado
2024-11-18
Como Citar
Rocha, M. da, & Aparecida Bilhão, I. (2024). OS PRECEDENTES DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB): caminhos para a constituição e contexto sócio-histórico a partir das cartilhas “Viver é lutar” e “Mutirão”. Cadernos De Educação, (68). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26145
Seção
Artigos

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