OS PRECEDENTES DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB)
caminhos para a constituição e contexto sócio-histórico a partir das cartilhas “Viver é lutar” e “Mutirão”
Resumo
O artigo objetiva analisar o contexto sócio-histórico no qual se constituiu o Movimento de Educação de Base (MEB), bem como os grupos envolvidos nesse processo e a influência desse cenário na criação de duas cartilhas desenvolvidas pelo Movimento: A “Viver é lutar”, publicada em 1963 e a “Mutirão”, publicada em 1965, portanto, embora próximas temporalmente, estão situadas em contextos sociopolíticos distintos. A metodologia consiste em revisão bibliográfica e em análise documental. As considerações finais apontam que o contexto do nacional-desenvolvimentismo, bem como da ditadura civil-militar influenciaram na elaboração das duas cartilhas. Na primeira ao se constatar a ênfase na alfabetização e conscientização do camponês como prioridade, enquanto na segunda há ênfase explícita no trabalho do camponês, com foco na lucratividade da terra e modernização do trabalho no campo.Referências
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