Educação e fim do século: as reformas educativas em curso no Mercosul
Resumo
Os discursos oficiais sobre as reformas educativas em curso no Mercosul podem ser classificados como populistas/messiânicos. Esses discursos acusam a educação pelos problemas sociais atuais, mas dizem que só uma educação reformada pode garantir um futuro promissor para todos. Este artigo pretende analisar alguns aspectos desses discursos e compará-los com algumas informações oficiais sobre o que se pode chamar de insfra-estrutura educativa. Esta análise e comparação demonstra que as atuais reformas estão mais referenciadas pelas precariedades do presente e os interesses de um modelo econômico e social já antigo, do que pela expectativa de uma nova sociedade para o novo século.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-04-22
Como Citar
Peres, S. (2025). Educação e fim do século: as reformas educativas em curso no Mercosul. Cadernos De Educação, (12). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/28998
Edição
Seção
Artigos