Iniciação científica e formação de jovens pesquisadores

  • Flávia Obino Corrêa Werle

Resumo

Este artigo parte da consideração das funções sociais dos sistemas educativos e da noção de formação analisando a constituição das atividades de iniciação científica. Argumenta que o desenvolvimento de auxiliares de pesquisa propõe objetivos não divergentes dos característicos das atividades de ensino. A vinculação de acadêmicos a projetos de pesquisa enriquece a sua vivência universitária para o que contribui não apenas o domínio de conteúdos diretamente relacionados ao projeto de investigação, mas o desenvolvimento de capacidades de analisar, interpretar, trabalhar disciplinadamente habilidades relevantes no mundo social como um todo. Caracteriza a face de ensino das atividades de pesquisa pela análise de exemplos da área educacional.

Publicado
2025-04-23
Como Citar
Werle, F. O. C. (2025). Iniciação científica e formação de jovens pesquisadores. Cadernos De Educação, (10). https://doi.org/10.46846/caduc.vi10.29026
Seção
Artigos

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