Entre palavra e imagem – elementos para pensar o potencial de ficcionalização da prática pedagógica
Resumo
O tema que buscamos percorrer neste trabalho concebe a linguagem não só como elemento que nos permite representar o mundo como também criá-lo. Desse modo, procuramos fazer da atuação em uma escola da rede pública municipal situada em uma zona periférica de Porto Alegre o campo empírico interrogante que nos instiga e nos convoca a assumir um compromisso com o lugar da experiência docente. Interessa-nos pensar o espaço escolar como um espaço em potencial de criação. Para cumprir este fim, a metodologia escolhida nos conduz a um olhar que se desloca como o de um voyeur, recolhendo fotografias de cenários e personagens, tramas e memórias, autorizando estes fractais do vivido a refazer os traços da existência via enunciação simbólica. É desde este lugar de estrangeiridade e estranhamento do banal e do cotidiano que vimos pensando o papel da linguagem não como monologia, imposição de sentido, mas como abertura – capaz de conjugar vida, arte e ficcionalização.
Publicado
2015-07-10
Como Citar
Souza da Silva, T. R. (2015). Entre palavra e imagem – elementos para pensar o potencial de ficcionalização da prática pedagógica. Cadernos De Educação, (49), 76-93. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i49.5585
Edição
Seção
Artigos