Projeto VER-SUS/Brasil no estado do Tocantins: Protagonismo estudantil em defesa do SUS, da democracia e dos direitos sociais

  • Marta Azevedo Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Gilmara Apolinario Reis universidade federal do tocantins
  • Fabiane Santos Barros Universidade Federal do Tocantins
  • Karinne Rocha Gomes Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Extensão universitária. Educação popular em saúde. Educação permanente em saúde.

Resumo

O projeto“VER-SUS/Brasil: Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde” é uma proposta do Ministério da Saúde em parceria com a Associação Brasileira Rede Unida e com diversas entidades representativas e instituições que mantêm um compromisso social e político com o SUS.Especialmente no Tocantins, o projeto se iniciou a partir do movimento estudantil com o apoio de instituições das áreas da educação e saúde e dos movimentos sociais. Propõe-se a imergir os estudantes de diversos cursos da graduação, em especial da área da saúde, no cotidiano do SUS, nas comunidades indígenas e quilombolas e nos movimentos sociais. Pretende fazê-lo através dos cenários de lutas das populações historicamente excluídas como um instrumento para a formação de futuros profissionais do SUS, pautados pela construção de um projeto de sociedade includente, democrática e plural. A partir da pedagogia problematizadora, debates, oficinas e rodas de conversa, graduandos de diversas áreas, profissionais do SUS, coletivos e comunidades envolvidas no projetoassociam o ensino e suas repercussões sobre o trabalho, o sistema de saúde, os saberes populares, a participação social e a transdisciplinaridade à construção do conhecimento intersetorial. O diferencial do projeto reside no protagonismo estudantil que organiza, mobiliza e contribui com o processo político-pedagógico, fortalecendo uma aprendizagem significativa e autônoma, reafirmando a saúde como direito social universal, gratuito e de qualidade. Também estimula o envolvimento dos diversos atores sociais e políticos na luta em defesa do SUS e da democracia, promovendo a formação de profissionais comprometidos ético-politicamente com as necessidades de saúde da população.

Biografia do Autor

Marta Azevedo Santos, Universidade Federal do Tocantins
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina-SC (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-SC (1997) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Sevilla-ES (2003). Professora Adjunta na Universidade Federal do Tocantins (UFT/2008), nos cursos de Enfermagem e Nutrição e do quadro permanente do Mestrado em Ciências da Saúde. Colaboradora Técnica do Ministério da Saúde na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
Gilmara Apolinario Reis, universidade federal do tocantins
Graduada em enfermagem pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), 2016. Servidora da UFT. Discente Bolsista do PET-SAÚDE REDES DE ATENÇÃO 2013-2014. Presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem da UFT 2014-2015. Comissão Organizadora do projeto VER-SUS/Brasil 2015-2016. Discente Voluntária PET -SAÚDE GraduaSUS 2016.Lattes: http://lattes.cnpq.br/8418515773926996
Fabiane Santos Barros, Universidade Federal do Tocantins
Acadêmica do curso de Enfermagem na Universidade Federal do Tocantins.  Comissão Organizadora do projeto VER-SUS Tocantins, 2016. Discente voluntária do PET-SAUDE/GRADUASUS.
Karinne Rocha Gomes, Universidade Federal do Tocantins
Graduanda em Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins. Membro atual diretoria da Liga Acadêmica de Plantas Medicinais e Fitoterapia(LAFITO) na Universidade Federal do Tocantins, 2016. Comissão Organizadora do projeto VER-SUS Tocantins, 2016. Integrante do PET-SAUDE/GRASUASUS. 

Referências

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Publicado
2017-06-29
Como Citar
SANTOS, M. A.; REIS, G. A.; BARROS, F. S.; GOMES, K. R. Projeto VER-SUS/Brasil no estado do Tocantins: Protagonismo estudantil em defesa do SUS, da democracia e dos direitos sociais. Expressa Extensão, v. 22, n. 1, p. 22-33, 29 jun. 2017.