A ÁGUA E A SAÚDE NO MEIO RURAL. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

  • Mirele Bragato Universidade Federal de Pelotas
  • Bárbara Ponzilacqua Universidade de São Paulo
  • Cristina Mendes Peter Universidade Federal de Pelotas
  • Tony Picoli Universidade Federal de Pelotas
  • João Luíz Zani Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Educação ambiental. Água. Escolas.

Resumo

É por meio da educação que se formam cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. A educação ambiental deve estar presente em todas as séries escolares, em diferentes níveis de profundidade. Este processo educativo é fundamental, mostrando aos estudantes correlações entre sociedade, cultura e ecologia, contribuindo assim, para o fortalecimento da sua responsabilidade na conservação do meio ambiente. O objetivo foi discutir com escolares da zona rural sobre a nossa responsabilidade perante a conservação do meio ambiente e principalmente a conservação da água. As atividades foram conduzidas com crianças de escolas da zona rural da região sul. O trabalho foi desenvolvido através de visitas as escolas e visitas a locais relacionados às diferentes temáticas abordadas. Foram visitados fontes preservadas, represas, o Arroio Pelotas, a Lagoa dos Patos, e a praia do Casino,  discutindo  a  conservação dos recursos hídricos e contaminação por resíduos. Tudo foi registrado através de fotografias e redações elaboradas pelas crianças. Em cada escola foram expostas as fotografias e redações em um grande painel, realizado palestras e discutido junto com os familiares. Com isso pode-se oportunizar uma visão diferenciada da realidade ambiental da região e uma conscientização através de mudança de atitude nas escolas, nas suas propriedades e comunidades rurais.

Biografia do Autor

Mirele Bragato, Universidade Federal de Pelotas
Aluna do curso de graduação em Medicina Veterinária da UFPel.
Bárbara Ponzilacqua, Universidade de São Paulo
Formada em Medicina Veterinária na UFPel.  Aluna de Pós-graduação em Zootecnia e Engenharia de Alimentos, FZEA, USP, Pirassununga, SP.
Cristina Mendes Peter, Universidade Federal de Pelotas
Formada em Medicina Veterinária na UFPel. Aluna de Pós-graduação em Veterinária. Faculdade de Veterinária, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
Tony Picoli, Universidade Federal de Pelotas
Formado em Medicina Veterinária na UFPel. Mestrado e Doutorado em Veterinária na UFPel. Pós-doutorando em Veterinária. Faculdade de Veterinária, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
João Luíz Zani, Universidade Federal de Pelotas
Professor Associado da Faculdade de Veterinária da UFpel. Doutor em Epidemiologia Experimental e Aplicada as Zoonoses pela USP. Mestre em Sanidade Animal pela UFpel. Residência em Planejamento em Saúde Animal e Saúde Pública pela Unesp de Botucatu.

Referências

ABÍLIO, F.J.P.; DA SILVA, F.H.; DE MELO R. T. L. Educação Ambiental no Bioma Caatinga: formação continuada de professores de escolas públicas de São João do Cariri, Paraíba. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 5, n. 1, p. 171-193, 2011.

BACCI, D. L.C., PATACA, E.M. Educação para água. Revista Estudos Avançados, v. 22, n. 66, p. 211-226, 2008.

BRASIL. Dispõe sobre a educação ambiental, Institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Lei nº 9795. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Casa Civil, 28 de abril de 1999.

BRASIL. Conceitos e práticas em educação ambiental nas escolas, vamos cuidar do Brasil. 2007. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf>. Acesso em 15 de agosto de 2017.

COSTA, R., SCHAMKE, C. Atitudes Relacionadas ao Meio Ambiente: Uma Responsabilidade da Educação Ambiental, 2010. http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=942. Acesso em 10 de agosto de 2017.

JACOBI, P. et al. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, v. 118, n. 3, p.189-205, 2003.

JESUS, E. L.; MARTINS, A. L. U. Educação Ambiental: impasses e desafios na escola pública. In: O contrato social da ciência. Unindo saberes na Educação Ambiental. PEDRINI, A. G. (Org.). Petrópolis: Editora Vozes, 2002. p.172-184.

LIMA, G.M.M.; SOBRINHO, W.A.M.C.; DE SOUZA JUNIOR, J.I. Educação ambiental e implantação de horta escolar. Cadernos de Agroecologia, v. 10, n. 3, 2016.

MORAES, K. F.; DA CRUZ, M. R. O ensino da educação ambiental. Revista Direito e Política, v. 10, n. 2, p. 928-945, 2015.

RUY, R. A. V. A Educação Ambiental na Escola. Revista Eletrônica de Ciências, 2004. < Disponível em: www.cdcc.usp.br/ciencias/artigos>. Acesso em 12 de agosto de 2017.

SILVA, M.M.P., LEITE, V.D. Estratégias para a realização de educação ambiental nas escolas de ensino fundamental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.20, n. 1, p. 327-392, 2008.

SOUZA, J.C.M.; GONÇALVES, L.; SOARES, A.M.D. A educação ambiental na recuperação e conservação de recursos naturais: a percepção de assentados rurais no cerrado goiano/Environmental education in recovery and conservation of natural resources: the perception of rural settlements in cerrado goiano. Campo-território: revista de geografia agrária, v. 6, n. 11, p. 312-337, 2011.

VICTORIA GOVERNMENT STATE. 2017. Environment, land, water and planning. Disponível em: https://www.water.vic.gov.au/liveable-cities-and-towns/water-education. Acesso em 15 de dezembro de 2017.

Publicado
2018-02-15
Como Citar
BRAGATO, M.; PONZILACQUA, B.; PETER, C. M.; PICOLI, T.; ZANI, J. L. A ÁGUA E A SAÚDE NO MEIO RURAL. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS. Expressa Extensão, v. 23, n. 1, p. 74-82, 15 fev. 2018.
Seção
Relatórios