A água e a saúde no meio rural. Educação Ambiental nas escolas

  • Mirele Bragato Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Pelotas, RS, Brasil.
  • Bárbara Ponzilacqua Universidade de São Paulo
  • Cristina Mendes Peter Universidade Federal de Pelotas
  • Tony Picoli Universidade Federal de Pelotas
  • João Luíz Zani Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Educação ambiental. Água. Escolas.

Resumo

É por meio da educação que se formam cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. A educação ambiental deve estar presente em todas as séries escolares, em diferentes níveis de profundidade. Este processo educativo é fundamental, mostrando aos estudantes correlações entre sociedade, cultura e ecologia, contribuindo assim, para o fortalecimento da sua responsabilidade na conservação do meio ambiente. O objetivo foi discutir com escolares da zona rural sobre a nossa responsabilidade perante a conservação do meio ambiente e principalmente a conservação da água. As atividades foram conduzidas com crianças de escolas da zona rural da região sul. O trabalho foi desenvolvido através de visitas as escolas e visitas a locais relacionados às diferentes temáticas abordadas. Foram visitados fontes preservadas, represas, o Arroio Pelotas, a Lagoa dos Patos, e a praia do Casino,  discutindo  a  conservação dos recursos hídricos e contaminação por resíduos. Tudo foi registrado através de fotografias e redações elaboradas pelas crianças. Em cada escola foram expostas as fotografias e redações em um grande painel, realizado palestras e discutido junto com os familiares. Com isso pode-se oportunizar uma visão diferenciada da realidade ambiental da região e uma conscientização através de mudança de atitude nas escolas, nas suas propriedades e comunidades rurais.

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Biografia do Autor

Mirele Bragato, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Pelotas, RS, Brasil.
Aluna do curso de graduação em Medicina Veterinária da UFPel.
Bárbara Ponzilacqua, Universidade de São Paulo
Formada em Medicina Veterinária na UFPel.  Aluna de Pós-graduação em Zootecnia e Engenharia de Alimentos, FZEA, USP, Pirassununga, SP.
Cristina Mendes Peter, Universidade Federal de Pelotas
Formada em Medicina Veterinária na UFPel. Aluna de Pós-graduação em Veterinária. Faculdade de Veterinária, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
Tony Picoli, Universidade Federal de Pelotas
Formado em Medicina Veterinária na UFPel. Mestrado e Doutorado em Veterinária na UFPel. Pós-doutorando em Veterinária. Faculdade de Veterinária, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
João Luíz Zani, Universidade Federal de Pelotas
Professor Associado da Faculdade de Veterinária da UFpel. Doutor em Epidemiologia Experimental e Aplicada as Zoonoses pela USP. Mestre em Sanidade Animal pela UFpel. Residência em Planejamento em Saúde Animal e Saúde Pública pela Unesp de Botucatu.

Referências

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Publicado
2018-02-15
Como Citar
BRAGATO, M.; PONZILACQUA, B.; PETER, C. M.; PICOLI, T.; ZANI, J. L. A água e a saúde no meio rural. Educação Ambiental nas escolas. Expressa Extensão, v. 23, n. 1, p. 74-82, 15 fev. 2018.
Seção
Relatórios