CAIXAS DE MEMÓRIA: Relatos sobre a construção de memórias afetivas através de objetos pessoais

  • Laiana Pereira da Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense http://orcid.org/0000-0001-8506-5230
  • Frantieska Huszar Schneid Universidade Federal de Pelotas e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
Palavras-chave: Cultura. Memória. Ambiente familiar. Objetos. Lembranças.

Resumo

A presente ensaio possui como foco principal trabalhar a relação dos objetos pessoais com a memória, e ressaltar a importância da criação deste vínculo afetivo, sendo um pequeno recorte da pesquisa de trabalho de conclusão de curso “Moda e Memória: A construção de uma coleção de moda a partir das memórias afetivas vinculadas a objetos pessoais”. Trazendo uma reflexão através de um referencial bibliográfico com autores da área da moda, história e filosofia, e com relatos obtidos por meio de um questionário virtual apresentando na pesquisa original. Através deste ensaio, buscou-se despertar no leitor questionamentos sobre o valor atribuído a objetos guardados, e refletir quanto a cultura de passar um mesmo objeto de uma geração para outra dentro do ambiente familiar.

Biografia do Autor

Laiana Pereira da Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
Graduanda em Tecnologia em Design de Moda
Frantieska Huszar Schneid, Universidade Federal de Pelotas e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. Profª Mª do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Pelotas Visconde da Graça.

Referências

BAUDRILLARD, J. Para uma crítica da economia política do signo. São Paulo: Gallimard, 1972.

DOHMANN, Marcus. O objeto e a experiência material. In: Revista Arte & Ensaios, 2010. p. 70-77.

NERY, Olivia Silva. Objeto, memória e afeto: uma reflexão. In: Revista Memória em rede, 2017. p. 144-161.

NERY, Olivia Silva et al. Caixas de memórias: a relação entre objetos, fotografias, memória e identidade ilustradas em cenas de ficção. In: Revista Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, 2015. p. 42-51.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problematização dos lugares. Trad. Yara Aun Khoury. In: Projeto História, São Paulo, 1993.

POMIAN, Krzysztof. Colecção. In: Enciclopédia Einaudi. Porto: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984. p. 51-86.

STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. – 4. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

Publicado
2018-12-21
Como Citar
SILVEIRA, L. P. DA; SCHNEID, F. H. CAIXAS DE MEMÓRIA: Relatos sobre a construção de memórias afetivas através de objetos pessoais. Expressa Extensão, v. 24, n. 1, p. 165-170, 21 dez. 2018.