Caixas de Memória: Relatos sobre a construção de memórias afetivas através de objetos pessoais
Resumo
A presente ensaio possui como foco principal trabalhar a relação dos objetos pessoais com a memória, e ressaltar a importância da criação deste vínculo afetivo, sendo um pequeno recorte da pesquisa de trabalho de conclusão de curso “Moda e Memória: A construção de uma coleção de moda a partir das memórias afetivas vinculadas a objetos pessoais”. Trazendo uma reflexão através de um referencial bibliográfico com autores da área da moda, história e filosofia, e com relatos obtidos por meio de um questionário virtual apresentando na pesquisa original. Através deste ensaio, buscou-se despertar no leitor questionamentos sobre o valor atribuído a objetos guardados, e refletir quanto a cultura de passar um mesmo objeto de uma geração para outra dentro do ambiente familiar.Downloads
Referências
BAUDRILLARD, J. Para uma crítica da economia política do signo. São Paulo: Gallimard, 1972.
DOHMANN, Marcus. O objeto e a experiência material. In: Revista Arte & Ensaios, 2010. p. 70-77.
NERY, Olivia Silva. Objeto, memória e afeto: uma reflexão. In: Revista Memória em rede, 2017. p. 144-161.
NERY, Olivia Silva et al. Caixas de memórias: a relação entre objetos, fotografias, memória e identidade ilustradas em cenas de ficção. In: Revista Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, 2015. p. 42-51.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problematização dos lugares. Trad. Yara Aun Khoury. In: Projeto História, São Paulo, 1993.
POMIAN, Krzysztof. Colecção. In: Enciclopédia Einaudi. Porto: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984. p. 51-86.
STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória, dor. – 4. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.