Comunicação e Organizações: “re”conhecendo o processo comunicativo a partir das tecnologias digitais

  • Joilson Francisco da Conceição Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MG - Brasil.
  • Lucia Helena Vendrusculo Possari Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MG - Brasil.
  • Aline Wendpap Nunes Siqueira Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MG - Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7799-9578
  • Adriele Cristina Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MG - Brasil.
  • Solange Wollenhaupt Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MG - Brasil.
Palavras-chave: Comunicação. Linguagens. Interação. Interatividade., extensão

Resumo

O presente texto aborda o tema escolhido para ser um curso de extensão. O desdobramento do tema se deu em quatro concepções: Assessoria de comunicação, Uso de tecnologias para a comunicação na/da organização, Linguagens do corpo nas organizações e Produção de textos.  Para além do relato, o artigo aponta a importância de se “re”conhecer a comunicação nas organizações, principalmente, a partir do uso das tecnologias digitais. Essas têm sido as protagonistas para a solução de problemas. O uso das linguagens verbal e não verbal, com adequação para se obter resultados de interação e de interatividade, se fez presente nos módulos do curso. As concepções que embasaram as ações se mostram aqui como possibilidade de compreensão do que seja comunicação, linguagens, interação e interatividade.

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Biografia do Autor

Joilson Francisco da Conceição, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MG - Brasil.
Doutorando em Comunicação e Mediações Culturais (2018) e Mestre pelo Programa de Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO/ UFMT (2014). Graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Licenciado em Artes Visuais pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (2016). Docente na graduação e pós-graduação nas áreas: Administração em Publicidade e Propaganda, Psicologia do Consumidor, Composto promocional, Planejamento em Propaganda I e II, Produção Gráfica, Redação Publicitária, Planejamento Estratégico nas organizações, Gestão da Informação, Marketing Cultural e Produção Artística em Artes Cênicas.
Lucia Helena Vendrusculo Possari, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MG - Brasil.
Professora doutora do Departamento de Comunicação Social, Curso de Radialismo e Audiovisual da UFMT. Professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – PPGECCO/UFMT. Coordenadora do Grupo de Pesquisa – Diretório de Pesquisa CNPq: Comunicação e Cultura.
Aline Wendpap Nunes Siqueira, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MG - Brasil.
Professora Colaboradora e orientadora no Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – PPGECCO/UFMT e Bolsista PNPD CAPES. Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea. Mestra em Educação.
Adriele Cristina Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MG - Brasil.
Mestra e Doutoranda em Comunicação e Mediações – PPGECCO/UFMT. Professora do Curso de Publicidade: Universidade Cuiabá - UNIC.
Solange Wollenhaupt, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MG - Brasil.
Mestra em Letras/Estudos Linguísticos - UFSM. Doutoranda em Comunicação e Mediações – PPGECCO/UFMT.

Referências

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Publicado
2019-08-30
Como Citar
CONCEIÇÃO, J. F. DA; POSSARI, L. H. V.; SIQUEIRA, A. W. N.; RODRIGUES, A. C.; WOLLENHAUPT, S. Comunicação e Organizações: “re”conhecendo o processo comunicativo a partir das tecnologias digitais. Expressa Extensão, v. 24, n. 3, p. 177-188, 30 ago. 2019.
Seção
Relatórios