Comunicação e Organizações: “re”conhecendo o processo comunicativo a partir das tecnologias digitais

  • Joilson Francisco da Conceição Universidade Federal de Mato Grosso
  • Lucia Helena Vendrusculo Possari Universidade Federal de Mato Grosso
  • Aline Wendpap Nunes Siqueira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Adriele Cristina Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso
  • Solange Wollenhaupt Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Comunicação. Linguagens. Interação. Interatividade., extensão

Resumo

O presente texto aborda o tema escolhido para ser um curso de extensão. O desdobramento do tema se deu em quatro concepções: Assessoria de comunicação, Uso de tecnologias para a comunicação na/da organização, Linguagens do corpo nas organizações e Produção de textos.  Para além do relato, o artigo aponta a importância de se “re”conhecer a comunicação nas organizações, principalmente, a partir do uso das tecnologias digitais. Essas têm sido as protagonistas para a solução de problemas. O uso das linguagens verbal e não verbal, com adequação para se obter resultados de interação e de interatividade, se fez presente nos módulos do curso. As concepções que embasaram as ações se mostram aqui como possibilidade de compreensão do que seja comunicação, linguagens, interação e interatividade.

Biografia do Autor

Joilson Francisco da Conceição, Universidade Federal de Mato Grosso
Doutorando em Comunicação e Mediações Culturais (2018) e Mestre pelo Programa de Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO/ UFMT (2014). Graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Licenciado em Artes Visuais pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (2016). Docente na graduação e pós-graduação nas áreas: Administração em Publicidade e Propaganda, Psicologia do Consumidor, Composto promocional, Planejamento em Propaganda I e II, Produção Gráfica, Redação Publicitária, Planejamento Estratégico nas organizações, Gestão da Informação, Marketing Cultural e Produção Artística em Artes Cênicas.
Lucia Helena Vendrusculo Possari, Universidade Federal de Mato Grosso
Professora doutora do Departamento de Comunicação Social, Curso de Radialismo e Audiovisual da UFMT. Professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – PPGECCO/UFMT. Coordenadora do Grupo de Pesquisa – Diretório de Pesquisa CNPq: Comunicação e Cultura.
Aline Wendpap Nunes Siqueira, Universidade Federal de Mato Grosso
Professora Colaboradora e orientadora no Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – PPGECCO/UFMT e Bolsista PNPD CAPES. Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea. Mestra em Educação.
Adriele Cristina Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso
Mestra e Doutoranda em Comunicação e Mediações – PPGECCO/UFMT. Professora do Curso de Publicidade: Universidade Cuiabá - UNIC.
Solange Wollenhaupt, Universidade Federal de Mato Grosso
Mestra em Letras/Estudos Linguísticos - UFSM. Doutoranda em Comunicação e Mediações – PPGECCO/UFMT.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitària, 1981.

CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.

COELHO, Teixeira. Com o cérebro na mão: no século que gosta de si mesmo. [Santiago de Compostela]: Conselho Cultural da Galícia, 2015. Texto apresentado no seminário “Desafios culturais no ecossistema comunicativo do século 21”.

DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo: história, teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

EDITORIAL QUE CONCEITO. São Paulo. Disponível em: https://queconceito.com.br/organizacao. Acesso em: 31 jul. 2019.

FILHO, Ciro M. A virada comunicacional: ou porque os estudos de "midiatização", de hábito e da Teoria dos Media passam ao largo da comunicação. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 134-144, abr./ jun. 2015.

KUNSCH, M. M. K. Comunicação organizacional: contextos, paradigmas e abrangência conceitual. In: Matrizes, ECA-USP, v. 8, n. 2, p. 35-61, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/viewFile/90446/93218. Acesso em: 24 mar. 2019.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 3. ed. Porto Alegre: Sulinas, 2009.

LÓTMAN, Yuri. Estética y semiótica del cine. Barcelona: Gustavo Gili, 1998.

LÓTMAN, Yuri. La semiosfera I. Madrid: Cátedra, 1996.

MACHADO, Irene. Circuitos dialógicos: para além da transmissão de mensagens. p. 57-68. In: MACHADO, Irene. (org.) Semiótica da cultura e Semiosfera. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2007.

NOGUEIRA, M. F. M.; DA SILVA, R. M. A comunicação das organizações: planejamento e gestão pela lente da cultura e da complexidade. In: Razon y Palavra, Quito, n. 87, p. 359-367, jul./sept. 2014. Disponível em: http://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/600. Acesso em: 23 mar. 2019.

POSSARI, Lúcia Helena Vendrúsculo. Material Didático para a EaD: Processo de Produção. Cuiabá: EdUFMT, 2009.

SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade. Trajetórias teórico-conceituais da Comunicação Organizacional. In: Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 31, p. 47-53,dez. 2006. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/viewFile/3392/2657. Acesso em: 24 mar. 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

SIQUEIRA, Aline Wendpap Nunes de Siqueira. Atribuindo sentidos outros pelo WhatsApp: o riso na interatividade audiovisual – “Vôte Prantchei!”. Tese apresentada ao PPGECCO UFMT. Cuiabá. 2017.

Publicado
2019-08-30
Como Citar
CONCEIÇÃO, J. F. DA; POSSARI, L. H. V.; SIQUEIRA, A. W. N.; RODRIGUES, A. C.; WOLLENHAUPT, S. Comunicação e Organizações: “re”conhecendo o processo comunicativo a partir das tecnologias digitais. Expressa Extensão, v. 24, n. 3, p. 177-188, 30 ago. 2019.
Seção
Relatórios