A Extensão Universitária e o Desenvolvimento Social

  • Francisca Ferreira Michelon Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Ao adotar o conceito de Desenvolvimento Social para sobre ele observar a ação extensionista, o tema deste número da Expressa Extensão reuniu textos oriundos de experiências universitárias com diferentes grupos sociais e em diversos âmbitos, nos quais se plasmou o princípio da cidadania como o epicentro dos objetivos propostos pelos autores dos trabalhos. Alguns dos textos apresentam conteúdos relativos à educação para a arte, para a saúde, para o meio ambiente, para a inclusão digital; outros relatam experiências com grupos em situação de vulnerabilidade social. Aproximando-se mais de um critério ou de outro, todos os textos contemplam as diretrizes que pautam a medida do Desenvolvimento Humano e, desse modo, exemplificam, através do conteúdo do trabalho que apresentam, o papel e as possibilidades da extensão universitária sobre este campo. É um alento, em tempos agitados, encontrar experiências que nos motivem a pensar nas amplas e generosas possibilidades da extensão e, por isso, é uma alegria registrar este número da Expressa Extensão.

Biografia do Autor

Francisca Ferreira Michelon, Universidade Federal de Pelotas
Possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2019-08-30
Como Citar
MICHELON, F. F. A Extensão Universitária e o Desenvolvimento Social. Expressa Extensão, v. 24, n. 3, p. 2-5, 30 ago. 2019.
Seção
Editorial